Problemas na emissão da nova CNH digital

Após o lançamento do novo documento, alguns estados estão com dificuldades na emissão.

No dia 1º de junho, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação entrou em vigor. Contudo, alguns estados estão tendo dificuldades na emissão do documento apenas na versão digital, então a carteira física ainda continua sendo obrigatória. Isso dificulta a vida de algumas pessoas, já que a versão digital é a maneira mais prática e segura.

Assim, segundo o Conselho de Trânsito (Contran), de acordo com a resolução 886, a nova versão da CNH deve ser disponibilizada aos condutores pelos meios digitais e físicos. Mas, por que os estados não estão cumprindo com essa regra? Acompanhe o texto.

Leia também: CNH: conheça as infrações que não somam pontos na carteira

A nova versão da CNH: digital x física

A apropriação dos meios digitais é uma maneira de tornar a vida mais prática, afinal é possível ter todos os documentos em um só lugar, no celular. A primeira emissão digital da CNH aconteceu em 2017 e facilitou a vida de muitos condutores.

Desse modo, a nova carteira de motorista foi pensada justamente para atender os dois meios, tanto digitais, quanto físicos. O novo modelo traz uma série de novidades, como a adição de cores para identificar as categorias e títulos em português, inglês e espanhol que facilitam a identificação dos condutores brasileiros em outros países.

Assim, tanto o modelo digital quanto o físico trazem mais segurança para o condutor, pois buscam estar de acordo com os padrões internacionais emitidos pela Convenção de Viena.

Por que os estados não estão cumprindo com o proposto?

A nova medida determina que todos os condutores que renovarem suas habilitações após o dia 1 de junho já saiam com as duas versões da CNH. Contudo, nem todos os estados estão cumprindo com a decisão. A justificativa apresentada é que o sistema atual da Secretaria de Trânsito (Senatran) ainda não foi atualizado, o que dificulta a emissão digital.

O Detran-DF, em nota, disse que o Senatran ainda não liberou a emissão somente na versão digital. Assim, é preciso ter a física para obter acesso à digital.

Desse modo, o condutor que desejar a versão digital precisará garantir a física e seguir os mesmos procedimentos já existentes. Isto é, será necessário baixar o aplicativo e fazer o login na conta digital do Gov.br.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.