Empresas abraçam a responsabilidade social como forma de crescimento

De acordo com pesquisa realizada pelo IDIS, mais de 80% da sociedade vê muita importância no ato de doar. Algumas empresas estão se tornando exemplos.

Você tem o hábito de fazer doações? Não importa se de tempo, dinheiro ou objetos. Cada vez mais os negócios estão aderindo às campanhas de doação e levando isso para fazer parte dos seus esforços de crescimento. Essa mudança no comportamento das companhias deve-se ao entendimento acerca da sua participação social.

Leia mais: 10 Mitos e verdades sobre a doação de órgãos no Brasil

O crescimento nas atividades sociais

O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) fez uma pesquisa em 2020 que mostrou dados muito interessantes. De acordo com ela, mais de 80% da sociedade vê muita importância no ato de doar. Já uma pesquisa em parceria com a Datafolha apontou que mais de 55% dos entrevistados participou de alguma atividade social como voluntário.

Uma empresa que tem investido muito em atividades sociais é a Dow, do ramo de ciência dos materiais. Ela está envolvida em atividades voltadas para as comunidades e acredita que, além de levar benefícios àqueles que recebem, quem pratica atos de solidariedade também se sente realizado.

Conheça o Solidariodow

O grupo organiza diversas ações na América Latina e recentemente conseguiu juntar oito fábricas do Brasil para um trabalho voluntário que impactou a vida de cerca de 1.200 pessoas. O grupo de voluntários chegou a ser de 320 pessoas trabalhando pelo bem dos outros.

Helena Afonso, que é líder de Comunicação Corporativa da Dow Brasil, diz que este sentimento de pertencer à comunidade e, consequentemente, ser responsável por ela faz parte da cultura da empresa. Ela também fala que os colaboradores sentem muita satisfação ao se juntar em prol do bem geral.

“É uma ferramenta poderosa de engajamento, de satisfação pessoal e orgulho de pertencer quando uma companhia se importa e se mobiliza.”, disse ela.

Diante disso, a companhia desenvolveu uma política de horas onde os colaboradores podem dedicar algum tempo de trabalho para o voluntariado e seguir sendo remunerados normalmente. Entre os projetos apoiados pela Dow, estão os de inclusão nas comunidades, iniciativas para negócios sustentáveis e educação focada em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Para o desenvolvimento das ações, a Dow mantém diálogo com a comunidade, sempre buscando contribuir de forma efetiva com ela. Tanto que há 15 anos a companhia vem organizando encontros constantes com comunidades na Argentina. Essas reuniões acontecem em espaços comunitários e contribuem para construção de projetos necessários para a população.

De acordo com a gerente de comunicações da Dow Guadalupe Latorre, o grupo busca criar projetos valiosos para a sociedade. “Quando realizamos uma ação voluntária, estamos dando algo de nós ao outro e, por meio desse ato, também nos transformamos”, afirmou.

Com o objetivo de se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inclusiva e sustentável do mundo, a Dow continua buscando novas propostas e programas para apoiar. Além disso, marca a história dos seus 125 anos construindo junto à comunidade um futuro melhor.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.