Governo disponibiliza R$ 13 bi em crédito com baixas taxas de juros

A nova medida vem como uma parceria entre o setor público e privado, e o microempreendedor poderá retirar quantia no banco desejado.

Nos últimos anos, o país enfrentou sérios problemas econômicos, muito por conta das consequências da pandemia da Covid-19. Diante desse cenário, o Governo criou uma série de programas de apoio financeiro à população, como o Vale-Gás, o Auxílio Brasil e até mesmo Auxílio para Motoristas.

Ainda nesse caminho, o Governo Federal liberou R$ 13 bilhões para a realização de empréstimos para MEIs. Trata-se de uma parceria entre o setor público e privado que chamou bastante a atenção por conta das baixas taxas de juros.

Leia mais: Governo libera auxílio para caminhoneiros e taxistas e solicita informações cadastrais

Governo cria parceria com bancos

Os recursos para a abertura dessa linha de crédito virão do Fundo de Garantia de Operações do Banco do Brasil. Esses são recursos do Governo Federal, que já começou a realizar os pagamentos para dar início ao projeto. Ademais, o setor público contará com a ajuda do setor privado nessa empreitada por meio de uma nova parceria.

Consequentemente, o cidadão que é Microempreendedor Individual (MEI) poderá realizar a contratação do empréstimo no banco de sua preferência. No caso, são participantes dessa parceria a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú. Por meio dessas instituições, será possível fazer a solicitação de empréstimos. Ademais, acordou-se que na colaboração, o setor público ficaria com 20% do que for arrecadado, ao passo que cada banco ficaria com 80% do valor total.

Taxas de juros baixas

Certamente um dos grandes impedimentos para o cidadão fazer um empréstimo é a taxa de juros, que costuma ser alta. Porém, nesse caso, como o objetivo é ajudar os Microempreendedores Individuais, o Governo estabeleceu que a taxa ficará em 2%. Entretanto, também se somará à taxa de juros a taxa básica, chamada Selic, que em valores correntes está em 13,25% ao ano.

Além disso, espera-se que os trâmites para a solicitação e aprovação desses empréstimos não envolvam muita burocracia. Dessa forma, a expectativa é de que milhares de brasileiros possam participar desse novo programa e investir em seus negócios.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.