Encceja 2022 está com inscrições abertas; confira

A participação é gratuita e voltada aos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio.

As inscrições do Encceja 2022 já estão abertas. Dessa forma, quem ainda não completou os estudos pode tentar obter o diploma através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. As provas vão acontecer em agosto. Separamos as principais informações sobre o exame, então confira abaixo.

Leia mais: Governo Federal anuncia criação de novas vagas para o Auxílio Brasil

O Encceja é realizado desde 2002 em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Nesse sentido, as provas possuem requisitos básicos que devem ser obedecidos, tanto para o ensino fundamental quanto o médio.

Encceja 2022 – Inscrições

O período de inscrições para o Encceja 2022 começou na última terça-feira (24) e vai até o dia 04 de junho. Este prazo também vale para as solicitações de tratamento por nome social e atendimento especializado. Portanto, se você pretende fazer o processo seletivo, fique atento a essas datas.

Durante a inscrição, o candidato deverá indicar o estado e o município onde pretende fazer as provas, assim como o nível de ensino para o qual quer a certificação e as áreas do conhecimento em que deseja ser avaliado.

Aplicação da prova

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) irá aplicar as provas no dia 28 de agosto. As avaliações acontecerão em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Critérios para participar do exame Encceja

O exame é gratuito, porém requer idade mínima para a participação dos candidatos. Dessa forma, quem deseja fazer a prova voltada ao ensino fundamental deve ter pelo menos 15 anos no dia da prova, enquanto que para o ensino médio, é necessário ter no mínimo 18 anos completos.

Evite perder a prova para não pagar um ressarcimento

De acordo com o edital do Encceja 2022, o participante que não for realizar a prova e quiser se inscrever na próxima edição do exame deverá justificar sua ausência. Contudo, se isso não for feito, o candidato poderá ter que pagar um valor ao Inep no ano que vem.

Certificados

Quanto à emissão do certificado e declaração de proficiência, fica a cargo das secretarias de educação e também dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que se comprometem com o termo de adesão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.