Enem 2024: Inscrições crescem quase 10% e mobilizam milhões
Neste ano, o exame terá 4.325.960 participantes; aumento é de 430 mil pessoas a mais que no ano passado.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano apresenta um notável incremento no volume de participantes em relação a 2023. Com 4.325.960 inscrições confirmadas, o aumento de 9,95% reflete a crescente busca por oportunidades no ensino superior.
A realização do Enem é de responsabilidade do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame, que serve como porta de entrada para o ensino superior, mobiliza milhões de estudantes em todas as regiões do país. As provas estão programadas para os dias 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil.
O perfil dos inscritos
Entre os candidatos deste ano, a maior parcela já concluiu o ensino médio, somando 1,8 milhão de interessados.
Além disso, 1,6 milhão estão em fase de conclusão dessa etapa educacional. Esses números são baseados nas autodeclarações feitas durante o processo de inscrição.
Imagem: reprodução
Os chamados “treineiros”, estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio, representam 19,4% das inscrições, cerca de 841.546 participantes. Outros 24.723 inscritos, que não cursam nem completaram o ensino médio, também participarão do exame para avaliar seus conhecimentos.
No caso dos treineiros e daqueles que não chegaram a concluir o ensino médio, o Enem não pode ser utilizado como porta de entrada para universidades, uma vez que a conclusão do ensino médio é um pré-requisito importante nesses casos.
Distribuição regional
São Paulo lidera o ranking de inscrições, contabilizando 645.849 candidatos. Minas Gerais e Bahia seguem de perto, com 393.007 e 376.352 inscritos, respectivamente. A logística de aplicação do exame envolve 140 mil salas de prova espalhadas por 10 mil locais, em 1.753 municípios brasileiros.
Com o aumento no número de inscrições, o Enem 2024 reforça a importância do exame para estudantes de todo o país, promovendo o acesso à educação superior e ampliando horizontes acadêmicos e profissionais.
* Com informações da EBC – Agência Brasil.
Comentários estão fechados.