Entenda o motivo de o preço da gasolina estar tão elevado

Você sabia que preço da gasolina, no valor que está hoje, está longe de ser culpa da Petrobras? Entenda o que está acontecendo

O Brasil está passando por um período conturbado de crise devido à alta inflação e a ação dela sobre produtos que são essenciais para o cotidiano de todos os brasileiros.

Em vista disso, além da cesta básica, que está custando 70% do salário mínimo, aproximadamente, a gasolina é outro fator que está agravando ainda mais essa situação. Sem sombra de dúvidas, os brasileiros nunca pagaram tão caro no combustível como estão pagando no ano de 2022. Em relação a isso, existem alguns fatores para poder abordar essa questão.

A primeira refere-se à dúvida acerca de se a Petrobras seria a culpada pelo alto preço da gasolina e do diesel. De fato, a resposta é simples: não. A Petrobras é uma empresa pública que existe desde o ano de 1953, e nunca na história do Brasil o combustível esteve tão caro, assim como o gás de cozinha. A culpa, na realidade, é do atual governo da República, que é quem decide, efetivamente, a política de preço da empresa, uma vez que o Executivo é o acionista majoritário da empresa.

Para além de quem seria a culpa, surge dúvida, então, acerca do motivo pelo qual a gasolina, o diesel e o gás estariam tão caros, que também é simples. A realidade é que o presidente Jair Bolsonaro pratica algo chamado PPI (preço por paridade de importação), que foi adotado em 2016, depois que Michel Temer assumiu a presidência após o golpe sofrido por Dilma (PT). Dessa forma, com o PPI, sempre que o combustível fica mais caro lá fora, a Petrobras sobe o preço em território nacional.

Além disso há especulações de se a guerra na Ucrânia teria, também, algum tipo de influência sobre essa situação. A resposta também é simples: não. A guerra, de fato, fez com que o petróleo aumentasse seu valor lá fora. No entanto, como dito anteriormente, se o PPI não fosse adotado pelo governo, esse aumento não precisaria ser repassado ao povo brasileiro. Afinal de contas, a Petrobras consegue ter acesso ao petróleo aqui mesmo, em terras brasileiras, e, teoricamente, fabricar sua própria gasolina em território nacional.

Por fim, muitos se perguntam: e se o PPI acabar, vai faltar gasolina? Na realidade, isso não é verdade. O fato é que o governo não está produzindo gasolina suficiente para abastecer o Brasil, devido à falta de construção de refinarias (fábricas de gasolina) e diminuiu a produção das que já existem, na intenção de vendê-las.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More