Escassez de ovos na América pode virar uma verdadeira crise
Com a maior gripe aviária da história associada com a alta no preço de combustíveis, alimentação e transporte, o cenário pode ficar bem ruim.
Atualmente, os Estados Unidos já passam por uma escassez de ovos, agora, quando somamos essa questão à maior gripe aviária da história, aos preços elevados de combustíveis, alimentação e transporte, podemos estar nos aproximando de um cenário realmente catastrófico.
Os ovos são, historicamente, facilmente comprados em mercados e mercearias, por um preço relativamente baixo, o que permite que a maioria das famílias norte-americanas tenham estoques do produto em suas casas. Entretanto, nos últimos meses, os valores subiram, bem como o produto em si ficou mais difícil de encontrar.
Inclusive, algumas lojas dos Estados Unidos já implementaram um limite de cartelas que cada consumidor pode levar para casa. Uma das principais razões para isso é a expansão da gripe aviária, que começou no ano anterior e já matou milhões de aves em diversos países ao redor do mundo, incluindo as galinhas de criação e selvagens.
Só no país do tio Sam, mais de 58 milhões de aves espalhadas por 47 estados foram afetadas, de acordo com o divulgado pelo Departamento de Agricultura norte-americano.
Outro fator que pode ter influenciado muito nessa escassez é a complicação na cadeia de fornecimento, juntamente com a inflação e o aumento nos preços da gasolina e do diesel no último ano. Mas, apesar de a inflação ter sido quase dominada no final do ano passado, o preço dos ovos teve seu ápice em dezembro, e o preço de uma cartela com doze ovos em algumas cidades era de US$ 4,25, um aumento de US$ 1,78 dentro do prazo de um ano.
O futuro pode trazer notícias ainda piores, já que os preços de combustíveis, transportes e derivados do setor não estão abaixando desde a pandemia de covid-19. Além disso, o maior sinal de problema é que a gripe aviária, que normalmente chega durante a migração e logo desaparece, não diminuiu no ano passado, tendo permanecido.
Além de tudo, o vírus não deu nenhum sinal de diminuição, se espalhando para as aves de todo o mundo, com uma nova cepa altamente transmissível entre os animais, e incrivelmente mortal para essas aves. Assim, menos aves indicam menos ovos, principalmente porque o vírus tende a atingir as aves mais velhas, destinadas à produção dos ovos.
Comentários estão fechados.