Escola pública de São Gonçalo (RJ) promove projeto ‘Escola Cidadã’

Iniciativa visa instruir alunos da Educação Infantil sobre como evitar acidentes no trânsito  

Informações sobre como se comportar no trânsito para evitar acidentes. Com essa proposta, a Escola Municipal Professora Aurelina Dias Cavalcanti, no bairro de Amendoeira, de São Gonçalo (RJ), promoveu, nessa terça-feira (29) o projeto ‘Escola Cidadã’, a crianças da Educação Infantil ao 9º ano.

Iniciativa do Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, o projeto busca adaptar o conteúdo à faixa etária do público, de modo que as crianças possam aprender, da melhor forma, como deve ser o seu procedimento numa situação de trânsito, na condição de pedestres.

Ao comentar a relevância do projeto e seu impacto na vida das crianças, a pedagoga encarregada de ministrar as aulas, Kiyomi Castro, afirmou que “o material que apresentamos é sempre diferente, de acordo com a idade dos estudantes. Abordamos de forma a ensinar aos alunos a cobrarem dos pais uma atitude mais adequada no trânsito. Vamos atender, tanto escolas públicas, quanto privadas da educação infantil ao ensino médio”.

Nos vídeos apresentados aos ‘pequenos’, é enfatizada a importância de identificar e entender o significado das placas e semáforos, do uso do cinto de segurança e da necessidade de atravessar na faixa de pedestre, assim como a fixação de alertas sobre a segurança no transporte escolar.

Para que o tema ganhe continuidade, de forma lúdica, as crianças recebem revistas educativas de trânsito, juntamente com kits de jogos, para facilitar a assimilação dos conceitos, durante o processo de aprendizagem.

Para que a escola seja inscreva no projeto, é necessário enviar e-mail para o endereço eletrônico semtran.edu@gmail.com, solicitando agendamento, com a especificação de quais turmas receberão o trabalho, com o respectivo telefone de contato.

Maio Amarelo – Tema prioritário, não somente para governos, mas para a sociedade em geral, permeando escolas e empresas, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) deflagrou o movimento ‘Maio Amarelo’, de conscientização sobre acidentes e mortes no trânsito no país, pelo qual são incentivadas ações entre o poder público, o setor privado e a sociedade para debater o tema e buscar soluções.

O artigo 74 da Lei 9.503, de 1997, que institui o Código Brasileiro de Trânsito, determina que a educação para o trânsito é direito de todos e prioridade do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), que contempla ações que buscam preservar a vida, a saúde e o meio ambiente, por meio da redução de acidentes, visando ‘formar cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades no trânsito para preservação da vida e convivência pacífica’.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.