Escolher viver sozinho é um novo estilo de vida: a solitude tem sido uma opção
Viver sozinho deixou de ser parte de uma solidão e passou a ser escolha para os solteiros, preferindo não criar famílias.
Os solteiros lidam com a pressão social de precisar criar famílias para serem bem-sucedidos. Caso atinjam certa idade sem um par, tornam-se os “solteirões” e as “solteironas” para amigos e familiares. No geral, pensam que podem ser pessoas solitárias, encalhadas ou que são pessoas livres e independentes.
No sentido pejorativo, é claro, os solteiros são postos como incapazes de criar uma relação afetiva por diversos motivos. Somente por esses pequenos exemplos, podemos perceber que os solteiros são afetados diretamente com comentários e olhares maldosos.
Viver sozinho é uma escolha de muitos
A psicóloga e sexóloga Cynthia Dias Pinto Coelho diz que há diversas formas para construir uma família na atualidade, mas os solteiros são vistos com olhares críticos e piedosos sem que tenham oferecido qualquer margem para que sejam vistos assim.
“É como se a solteirice não fosse considerada escolha, opção ou estilo de vida. Ela pode, sim, ser uma escolha. O que não pode haver é o preconceito, a discriminação ou o pré-julgamento com as pessoas que não se casaram, que é o chamado singlismo”, disse Cynthia Dias.
No geral, as pessoas não se importam se a decisão de ser solteiro partiu da própria escolha pessoal. As diferenças também são evidenciadas de acordo com o gênero, principalmente para as mulheres.
As mulheres ainda são vistas na sociedade como alguém que foi criada para o lar, para o casamento e para ter filhos. A falta de um casamento na vida da mulher também é associada a uma insuficiência para atrair outra pessoa. Para os homens, a pressão pode ser grande, mas não se compara aos pensamentos voltados para uma mulher.
No geral, quem escolhe viver a vida sem um par é encarado ou encarada como alguém egoísta por não conseguir construir uma relação a dois. As diferentes formas de relação familiar, aceitas na sociedade atual, também precisam considerar que existem pessoas que escolhem viver sozinhas – e que isso não é um problema!
Fonte: Em
Comentários estão fechados.