Especiação

Continue lendo para entender a formação de novas espécies!

A especiação é um termo que se refere a divisão de uma espécie que produz duas ou mais espécies diferentes, ou seja, é o processo de surgimento de uma nova espécie.

Para que a especiação aconteça é obrigatório que ocorra o isolamento reprodutivo de alguns indivíduos do grupo, fazendo com que o fluxo gênico seja impedido entre os dois grupos.

Confira a seguir os tipos de especiação!

Especiação alopátrica

A especiação alopátrica ocorre quando existe o isolamento geográfico entre dois grupos que antes viviam no mesmo ambiente.

Esse isolamento pode acontecer pela inserção de uma barreira física que impeça o contato entre dois grupos e, consequentemente, não permita o acasalamento entre eles, diminuindo o fluxo gênico.

As pressões seletivas exercidas nesses grupos fazem com que eles passem por mudanças que os tornam incompatíveis para a reprodução, surgindo assim as novas espécies.

Especiação alopátrica
Especiação alopátrica

Especiação simpátrica

A especiação simpátrica acontece sem a presença de uma separação geográfica, ou seja, as duas populações continuam vivendo no mesmo ambiente, mas não se cruzam, fazendo com que o fluxo gênico seja interrompido entre elas.

No início desse tipo de especiação, é comum acontecerem modificações morfológicas ou químicas que impedem o cruzamento, realizando assim o isolamento reprodutivo das espécies.

Especiação parapátrica

A especiação parapátrica ocorre sem que ocorram separações geográficas, permitindo que ocorra o contato entre os indivíduos dos dois grupos.

Nesse tipo de especiação, ocorre o cruzamento dos indivíduos de grupos diferentes em uma pequena região de contato, gerando os indivíduos híbridos, mas não há cruzamentos nos extremos da população.

Provavelmente, a zona híbrida é uma barreira que impede o fluxo gênico entre as populações, fazendo com que elas se diferenciem ao longo do tempo.

Especiação
Especiação

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More