Especialista aponta como e quando usar a chapinha, evitando danos aos cabelos; veja

Se usada da forma errada, a chapinha pode se tornar uma inimiga, em vez de uma aliada. Entenda!

Você sabia que o uso excessivo ou de forma errada de chapinha nos cabelos pode danificar os fios e causar diversos problemas?

Por isso, veremos as principais dicas de uma especialista sobre como utilizar o equipamento corretamente. Dessa maneira, você vai evitar danos e garantir um penteado mais definido e bonito, com fios que não se quebram.

Resultados do uso frequente da chapinha

A Dra. Natássia Pizani, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica que, ao usar a chapinha: “O calor excessivo pode aumentar a porosidade do cabelo e danificar tanto a cutícula (parte mais externa que reveste os fios) quanto o córtex (parte mais interna)”, alerta a profissional.

(Imagem: divulgação)

Contudo, mesmo avisando esses fatos sobre o uso do equipamento frequente nos cabelos, ela afirma que não existe uma forma de evitar lesões nos fios.

Assim, o que pode ser feito é simplesmente um preparo com antecedência para o cabelo receber o tratamento de calor.

É recomendado ainda que a temperatura do equipamento seja ajustada com cautela para evitar danos agressivos nos fios.

Além disso, é reforçado pela especialista que, ao aplicar a chapinha, os cabelos devem estar preparados com um protetor térmico para não sofrer com a temperatura alta.

Dicas de uso seguro da chapinha

Cada tipo de cabelo requer uma temperatura média diferente para ter os efeitos do alisamento sem sofrer grandes danos. Assim:

  • Fios finos precisam de níveis entre 90 e 140 °C;

  • Fios médios de em média 175 °C;

  • Fios mais grossos e crespos de, no máximo, temperatura de 200 °C.

Primeiramente é indicado retirar o excesso de umidade, sem esfregar, apenas apertando as mechas. Em seguida, é necessário aplicar o protetor térmico em todo o cabelo, separando mecha por mecha e penteando os fios para melhor aderência do preparo com a chapinha.

Após a secagem, basta dividir as mechas novamente por espessura de fios e garantir que a temperatura do equipamento esteja correta.

Portanto, ao realizar o processo com cuidado e seguindo estes passos, você vai garantir menos estragos ao cabelo de maneira geral.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.