Suplemento de curcumina pode ter efeitos colaterais, alertam especialistas

Os efeitos são principalmente de ordem neurológica, como, por exemplo, o desenvolvimento de doenças psicossomáticas.

A curcumina é um dos principais ingredientes da culinária indiana e é utilizada como um poderoso tempero. Ela é um composto ativo extraído da planta Curcuma Longa.

Embora tenha sido originalmente utilizado na Índia, atualmente é comercializado como um suplemento em todo o mundo. No entanto, cada vez mais especialistas alertam sobre os possíveis efeitos colaterais do suplemento de curcumina.

Perigos de mudança genética como efeito colateral

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na comercialização do suplemento de curcumina, que é promovido como uma fonte de vários benefícios, desde melhorias na circulação até o desempenho sexual. No entanto, é importante ter cuidado com o consumo excessivo, especialmente devido aos possíveis efeitos colaterais.

Vários estudos sugerem que o consumo do suplemento pode ter um impacto negativo na genética humana. Por exemplo, sabe-se que ele pode reduzir significativamente a expressão dos genes de uma pessoa, o que pode levar ao desenvolvimento de distúrbios prejudiciais à saúde, incluindo transtornos neurológicos como depressão ou outras doenças psicológicas. Além disso, já existem estudos que relacionam o consumo excessivo de curcumina ao desenvolvimento de câncer, especialmente em certos grupos de pessoas.

A importância de conhecer sua genética

Apesar de todos esses riscos, os especialistas alertam que nem todas as pessoas irão desenvolver esse tipo de efeito colateral. Isso porque o risco de redução dos genes apenas será muito perigoso para as pessoas que já portam algum tipo de variante que faça com que a quantidade de genes já seja bem menos que o normal.

Esse seria o caso das pessoas que têm COMT, MAO-A ou MAO-B. Por isso, a recomendação é que as pessoas sempre busquem fazer o mapeamento de suas informações genéticas antes de começar a consumir o suplemento. Afinal, caso não se tenha uma dessas variantes, o suplemento de fato pode significar um aumento da qualidade de vida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.