Espécies de animais, antes declaradas extintas, ressurgem na natureza

A Ararinha-Azul é um exemplo de “ressurreição” na natureza, já que depois da extinção foi possível encontrar alguns sobreviventes.

Existem milhares de espécies de animais em processo de extinção, em grande parte como consequência da ação humana sobre os seus habitats naturais. Ademais, infelizmente muitas outras deixaram de existir pelos mesmos motivos.

Por outro lado, existem alguns exemplos de animais extintos que, para a surpresa de biólogos e pesquisadores, reapareceram na natureza.

Esse momento se torna uma nova oportunidade de tentativa de preservação dos espécimes, o que anima bastante os estudiosos e amantes da natureza. Confira aqui alguns exemplos!

Leia Mais: Conheça alguns animais que são fundamentais para o planeta; Lista vai te surpreender

Confira as espécies

  • Águia-careca

Animais extintos que reapareceram, Foto: Canva.

Provavelmente você reconheça esse animal e o associe ao patriotismo dos estadunidenses. Afinal, a Águia-Careca é um dos símbolos representantes da cultura dos Estados Unidos. Entretanto, isso não foi o suficiente para impedir que elas ficassem praticamente extintas no século XX.

No caso, o principal causador da morte do animal era o uso do pesticida DDT, além da caça ilegal, da poluição e da extinção dos habitats. Em resposta a essa ameaça, o governo estadunidense criou a Lei de Proteção da Águia-Careca e Dourada, que propiciou o verdadeiro ressurgimento do animal nos Estados Unidos.

  • Tartaruga-gigante-das-galápagos 

Animais extintos que reapareceram, Foto: Canva.

São diversos os tipos de tartarugas que passam pelo processo de extinção nesse exato momento, e muitas já foram extintas. Por tempos essa foi a realidade da tartaruga-gigante-das-galápagos, advinda da ilha que carrega no nome, as Ilhas Galápagos. Essa espécie realmente gigante chegou a praticamente desaparecer no século XVI, e apenas da década de 1970 conseguiu se reerguer. Mas vale ressaltar que o fortalecimento da espécie veio após uma série de medidas de proteção ambiental.

  • Musaranho-elefante

Animais extintos que reapareceram, Foto: Canva.

Dá para acreditar que essa fofura quase desapareceu? Segundo estudos, os musaranhos-elefante passaram quase 50 anos sem registro de aparecimento na Somália, país nativo do animal. Porém, em 2020 uma equipe de pesquisadores encontrou uma nova comunidade com uma quantidade considerável de musaranhos. Isso claramente animou o mundo da proteção animal e resultou numa verdadeira força-tarefa para garantir a sua sobrevivência.

  • Ararinha-azul

Animais extintos que reapareceram.

Por último, temos esse exemplo bem brasileiro, que é o caso da Ararinha-azul, que teve a sua extinção da natureza decretada em 2000. Entretanto, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, em parceria com a ONG alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP) firmaram parceria para reverter a situação. Assim, cerca de 50 ararinhas-azuis conservadas em cativeiro virão ao Brasil, onde estudiosos realizarão o mapeamento da reprodução. Com muito trabalho, as equipes acreditam ser possível reintegrar a espécime ao seu habitat.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More