A ideia de ‘esposa do trabalho’ que está causando desavenças entre a Geração Z e Boomers!
Dos adultos norte-americanos que participaram da pesquisa, 21% disseram que não há problema em ter um cônjuge para trabalhar.
Uma pesquisa, realizada em nome da Newsweek, mostrou que a geração do milênio desaprova a ideia de ter uma “cônjuge de trabalho”. A pesquisa foi feita em 20 de março: 1.500 adultos americanos foram questionados sobre relacionamentos no local de trabalho e cônjuges no trabalho.
Você sabe o que é um cônjuge de trabalho? Essa expressão se refere a um colega de trabalho com quem alguém compartilha um relacionamento diferente que pode incluir um vínculo parecido com um casamento.
Dos adultos norte-americanos que participaram da pesquisa, 21% disseram que não há problema em ter um cônjuge para trabalhar, já 45% disseram que não é apropriado. No entanto, houve uma diferença em como as diferentes gerações se sentem.
Pessoas da Geração Z (de 18 a 24 anos) achavam que um cônjuge de trabalho era aceitável, com apenas 39% dizendo que “não era bom”, e os Boomers (55+) concordaram, com apenas 40% dizendo que um cônjuge de trabalho não era tão bom assim. A geração do milênio (25 a 34 anos), no entanto, se sentiu diferente.
Dos adultos de 25 a 34 anos, 57% disseram que não seria aceitariam ter um cônjuge que trabalhasse junto. Apenas 18% disseram que achavam que um cônjuge de trabalho era tudo bem, enquanto 17% disseram que dependia das circunstâncias. Já 8% disseram que não sabiam.
Saiba o que diz os especialistas
Jon Bell, advogado trabalhista de Nova York, afirmou que não é incomum que relacionamentos próximos se formem no local de trabalho.
”Dependendo do ambiente, bem como dos deveres e das funções da posição específica, o trabalho pode exigir colaboração suficiente que naturalmente se desenvolveria em um relacionamento próximo”, disse ele.
Já quando se trata do uso das frases “esposa do trabalho” ou “marido do trabalho”, Bell disse que desaconselharia.
“Dado o ambiente atual, não recomendamos o uso dessa fraseologia. Embora essa frase tenha sido usada inocentemente ao longo os anos para descrever funcionários – mais comumente de sexos opostos – que trabalham juntos e dependem um do outro, os termos ‘esposa’ e ‘marido’ podem sugerir que existe um componente sexual entre os dois membros e isso pode causar desconforto.”
Ceza Ouzounian, especialista em relacionamento, contou também para à Newsweek que muitas pessoas têm amizades próximas com colegas de trabalho. No entanto, isso pode causar problemas.
”Se os limites não forem definidos, isso é puramente uma amizade, pode fazer com que uma pessoa – ou ambas – tenha mais sentimentos do que apenas amizade. Há a questão de um parceiro na vida pessoal da pessoa ficar com ciúmes ou desconfiar. Quando uma pessoa quer passar mais tempo com uma esposa que trabalha do que com sua esposa real, isso inevitavelmente causa problemas.”
Comentários estão fechados.