Está com gordura no fígado? Estas 5 dicas podem te ajudar a melhorar consideravelmente

Apesar de silenciosa, a esteatose hepática traz sérias complicações.

Pacientes que possuem o fígado gorduroso, ou esteatose hepática, apresentam quadros de inflamação e vários outros danos no órgão. Com isso, um tratamento eficaz é necessário para reverter as complicações e preservar a vida do paciente. Por isso, hoje listamos algumas dicas que auxiliarão no combate à doença. Então, confira o que fazer para lidar com o fígado gorduroso.

Vença a esteatose hepática seguindo estes passos

O acúmulo de gordura no fígado compromete severamente o funcionamento do órgão. Consequentemente, a vulnerabilidade ao câncer de fígado, cirrose e sintomas desagradáveis é mais alta. Dores no abdômen, fraqueza, cansaço e perda do apetite são exemplos de sintomas.

O acometimento da esteatose hepática tem como principais causas o alto consumo de alimentos gordurosos e o consumo excessivo de álcool. Portanto, hábitos no dia a dia devem ser revistos a fim de reverter os quadros da doença. Então, confira quais são as principais mudanças que devem ser feitas:

Consuma mais proteína

Segundo pesquisas, consumir alimentos ricos em proteína fará com que a gordura do fígado seja reduzida consideravelmente. Isto é, introduzir feijão, ovo, frutos-do-mar e peixes na alimentação é essencial para se libertar do fígado gorduroso.

Pratique exercícios

Eis aqui uma grande aliada para lidar com a esteatose hepática: atividade física. Através dela, todos os sistemas do corpo ficarão equilibrados. Mesmo que seja uma simples caminhada, musculação ou outros exercícios (mínimo de 150 minutos na semana para adultos), o importante é se movimentar.

Fique longe do álcool

Como o álcool é um grande agravador dessa doença, o ideal é ficar o mais longe possível dele. Portanto, para o bem do seu fígado, elimine o álcool da sua vida.

Diminua seu peso

É fundamental manter o controle do seu peso corporal para lidar com o fígado gorduroso. Diversos estudos apontam que pessoas que conseguem eliminar aquele peso a mais respondem mais rápido ao processo de eliminação de gordura no fígado. Além disso, o grau de inflamação do fígado é alterado na medida em que o peso corporal é reduzido.

Adote uma alimentação saudável

A principal mudança é na alimentação. Consumir alimentos ricos em fibras e gorduras boas acelera o processo de redução da gordura no fígado. Além disso, eliminar de vez os alimentos gordurosos da dieta é um grande passo no combate à doença. Portanto, a alimentação saudável é imprescindível.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.