Está com a língua branca? Então confira aqui o que significa a coloração e o que fazer nesses casos

O problema é mais comum do que se imagina e indica falta de higiene bucal e mau uso dos instrumentos de limpeza da boca.

Algumas pessoas conseguem notar a presença dessa coloração atípica na boca, porém outras convivem com a língua branca e não se incomodam. Entretanto, esse é o sintoma da presença de fungos e bactérias em nossas bocas, e a colocarão significa a presença de sujeira de células mortas. Dessa maneira, é preciso rever os hábitos de higiene bucal, realizar o método correto de escovação que também alcança a língua e utilizar enxaguante bucal.

Leia mais: Descubra 3 hábitos que podem prejudicar sua saúde e seu sistema imunológico.

Quais doenças podem deixar a língua branca?

  • Candidíase oral

Essa condição está diretamente relacionada com a falta de higiene na boca, mas também pode ser resultado de algumas outras questões. Como, por exemplo, o tratamento com antibióticos em pessoas que precisam fazer uso contínuo por conta de lúpus ou HIV. Geralmente o problema surge juntamente à ardência na língua, mau hálito e manchas na boca. Para realizar o tratamento é necessário que haja anteriormente o diagnóstico, por isso, se perceber os sintomas, não deixe de recorrer a um médico clínico.

  • Leucoplasia

Apesar de pouco conhecida, a leucoplasia é uma das causas mais comuns da língua esbranquiçada. Inclusive, nesses casos, pode haver também a presença dessas manchas brancas na gengiva e bochecha. Porém, o tratamento é simples e eficiente: a escovação devida da boca consegue reverter o quadro de placas brancas.

  • Sífilis

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, e diferente de outras DSTs, ela pode ser contraída por vias orais. Dessa forma, é bem comum em casos de sexo oral desprotegido, logo, o meio de prevenção mais eficaz é o sexo com proteção. Além disso, em casos de infecção, o paciente deverá receber injeções de penicilina.

  • Líquen plano

Por último, temos o caso do líquen plano, uma doença autoimune que tem como um dos principais sintomas a inflamação da mucosa. Assim, brotam manchas brancas tanto na língua como na bochecha, bem como nascem feridas semelhantes a aftas na boca. Portanto, se você estiver com esses sintomas, busque um médico clínico para fazer a remediação por meio de anti-inflamatórios.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.