Estados brasileiros enfrentarão uma nova onda de calor a partir desta segunda-feira (11)

O mês de março é a despedida do verão, mas alguns estados vão enfrentar uma forte onda de calor nesta semana, de 11 a 15 de março.

O Brasil está se preparando para enfrentar uma onda de calor intensa durante o mês de março, desafiando as expectativas típicas desta transição sazonal. A chegada do outono e a despedida do verão promete altas temperaturas!

De acordo com previsões do Climatempo, várias regiões do país, incluindo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enfrentarão temperaturas elevadas que podem ser até 5 °C acima da média para esta semana.

Esta onda de calor, prevista para ocorrer principalmente entre meados de março, pode trazer desconforto para muitos brasileiros, especialmente aqueles que não estão acostumados com temperaturas tão altas nesta época do ano.

A combinação de altas temperaturas com a umidade típica dessas regiões pode tornar o clima ainda mais abafado e pesado, aumentando o desconforto térmico.

O calor vai se intensificar a partir desta segunda-feira (11), coloca em alerta os estados que serão mais afetados.

Estados que terão altas temperaturas

A onda de calor que está prevista para atingir parte do Brasil durante o mês de março é resultado de uma área de alta pressão e ar seco que se forma na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina.

Essa condição climática excepcionalmente quente e seca deve se estender por alguns estados brasileiros, incluindo Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Tocantins, entre os dias 11 e 15 de março.

Em algumas áreas, como Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e oeste da região Sul, as temperaturas podem superar os 5°C acima da média, contribuindo para um clima ainda mais quente e desconfortável.

Como se cuidar em dias mais quentes?

Em dias mais quentes, é preciso tomar medidas para garantir o conforto e a saúde. Aqui estão algumas dicas essenciais para se cuidar durante períodos de calor intenso:

  1. Hidratação adequada: beba bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação. Mantenha uma garrafa de água por perto e tome pequenos goles regularmente.

  2. Vestuário adequado: opte por roupas leves, soltas e de cores claras, que permitam a ventilação e evitem o superaquecimento do corpo. É importante evitar sair de casa durante os horários de pico do calor, das 10h às 16h.

  3. Proteção solar: use protetor solar com FPS adequado para proteger a pele dos raios UV prejudiciais. Use chapéus de abas largas e óculos de sol para proteger o rosto e os olhos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.