Estão abertas as inscrições para a formação pedagógica da Comunidade de Educadores da Liga Steam; saiba mais

A Liga Steam no Brasil publicou um edital de seleção de 50 educadores para curso sobre a abordagem educacional Steam. As inscrições online irão até o dia 23 de agosto.

Estão abertas as inscrições para os educadores interessados em participar da formação Steam. A iniciativa gratuita é oferecida pela Comunidade de Educadores Liga Steam — Coorte 2023 e serão selecionados até 50 profissionais da educação.

A metodologia Steam é uma proposta pedagógica muito popular fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Essa abordagem incentiva o ensino integrado entre as áreas de conhecimento.

Além disso, ela promove o aprendizado por meio do ensino prático, buscando desenvolver projetos e oferecer soluções para problemas reais.

No Brasil, a Liga Steam foi fundada em 2022 e, desde então, visa difundir essa abordagem educacional nas escolas do país.

Esse é o segundo edital oferecido para os educadores brasileiros e o objetivo é capacitar os profissionais que querem gerar impactos nas redes públicas e inovar em suas propostas pedagógicas.

Por isso, professores das redes de ensino públicas e privadas da educação básica e ensino superior podem participar do novo processo seletivo da Liga Steam.

Como se inscrever no curso da metodologia Steam?

“Quem vai fazer essa implementação não precisa ser necessariamente formado nessas áreas”, disse a diretora da Tríade Educacional, Lilian Bacich, ao portal da Agência Brasil.

Contudo, é importante ter conhecimentos sobre metodologias ativas, já que a proposta incentiva a autonomia e protagonismo dos estudantes.

As inscrições começaram no dia 23 de julho e os candidatos têm até 23 de agosto para se inscreverem gratuitamente no processo seletivo. Isso pode ser feito no site oficial da Liga Steam ao preencher um questionário.

De acordo com o edital, a data prevista para divulgação dos selecionados é dia 1º de setembro. A primeira etapa da formação acontece entre setembro e dezembro de 2023.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

50 horas de curso e certificado STEAM

O curso conta com 50 horas de formação online divididas em três fases de ensino teórico, mentoria e elaboração de projetos, além do certificado STEAM.

A liga ainda reforça que: “O Educador STEAM fará parte de um grupo brasileiro qualificado de geração de materiais que se tornarão referência para as práticas pedagógicas de STEAM em sala de aula, recebendo mentoria de especialistas e profissionais da área durante todo esse processo.”

Aos professores interessados, o projeto ainda terá uma data para tirar dúvidas sobre o processo seletivo. Essa atividade acontecerá em uma live no dia 2 de agosto.

A metodologia Steam tem a capacidade de desenvolver a criatividade, a comunicação e o pensamento crítico dos alunos em diferentes estágios da trajetória escolar. Por isso, não perca a oportunidade de se inscrever gratuitamente no processo seletivo da educação Steam no Brasil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.