2ª edição do prêmio Liga STEAM abre inscrições para alunos e professores

Segunda edição do prêmio liga STEAM vai premiar projetos inovadores nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Foram abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio liga STEAM, uma iniciativa que premia projetos escolares nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Professores de escolas públicas e alunos, dos 4 anos até o ensino médio, têm até o dia 28 de junho para se inscreverem.  

O programa

Apesar de estar apenas no segundo ano, a premiação é um dos eventos educacionais mais importantes do calendário letivo brasileiro. Seu objetivo é reconhecer e premiar projetos que façam a diferença no ambiente escolar, independente dele estar (ou não) finalizado.  

Segundo Catarina Lutero Mendes, analista de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, essa é uma oportunidade para educadores e estudantes trabalharem juntos. Os professores deverão participar de uma formação online, que ocorrerá no dia 27. Neste mini curso, eles terão a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento da liga STEAM e a metodologia adequada no desenvolvimento dos projetos.

Os inscritos devem apresentar um esboço do produto final no dia 09 de julho para serem avaliados. A escolha dos classificados acontece a partir do dia 1º de agosto, sendo que os relatórios finais de produção devem ser entregues em 29 de outubro. Nesse documento, deve ser relatado os passos do processo e os resultados obtidos.

Para realizar sua inscrição clique aqui.

Objetivos

De acordo com Catarina, é papel dos alunos e educadores participantes, propor soluções para problemas em suas comunidades, mesmo que não seja possível resolvê-los por completo. A   analista de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal lembrou ainda da necessidade de orquestrar iniciativas focadas em soluções para o bullying e violência nas escolas, extrapolando o âmbito ambiental.

Em citação direta, ela disse que “Porque, muitas vezes, eles não vão conseguir construir uma máquina, por exemplo, para separar o lixo, mas podem propor uma máquina que tenha essa função. E eles prototipam só para experimentar como seria colocar a tecnologia e a engenharia em prol do desenvolvimento sustentável”.  

Premiação

Após a entrega dos relatórios, uma comissão julgadora vai avaliar os projetos e selecionar dez de cada categoria:

  1. Educação infantil, dos 4 anos de idade até o segundo ano do ensino fundamental;  
  2. Ensino fundamental, do terceiro ao nono ano;
  3. Ensino médio.

Os selecionados devem enviar um vídeo narrando sua experiência. No dia 6 de dezembro serão divulgados os três finalistas.

A escola vencedora na categoria infantil receberá uma brinquedoteca, já para os ganhadores do ensino fundamental e médio, serão implementados laboratórios de robótica leve.  

Para os segundos e terceiros classificados de cada categoria, os prêmios são em dinheiro,  no valor respectivo de R$ 10 mil e R$ 5 mil. Como regra, ele deve  ser revertido em equipamentos e benfeitorias para as escolas.

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