ESTE é o vegetal que você precisa comer para melhorar a memória depois dos 60
Estudo conduzido por universidade japonesa sugere eficácia do alimento para o cérebro.
Você já deve ter reparado que a sua memória de hoje não é a mesma de quando você tinha 12 ou 13 anos de idade. As informações vão escapando da cabeça, fazemos força para lembrar a lista de compras e fatos de anos atrás começam a virar um branco. Tem como fazer algo para dar uma melhora na memória?
Sim! Neurocientistas ainda não têm uma resposta exata e ainda não entendem como o cérebro realmente funciona e como podermos “rejuvenescê-lo”. As indicações são fazer atividade física e mental, beber água e comer adequadamente.
Neste ponto, cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, tiveram algum avanço. Há um vegetal pode dar uma melhora significativa na memória de pessoas com mais de 60 anos: o wasabi.
Wasabi: vegetal que pode garantir melhora na memória de pessoas com mais de 60 anos
Os pesquisadores da universidade japonesa avaliaram 72 voluntários com idade entre 60 e 80 anos – todos saudáveis – para estudar os efeitos do wasabi na memória. O grupo se dividiu aleatoriamente em dois para o estudo.
O wasabi (o mesmo que acompanha o seu sushi!) tem um composto bioativo muito importante por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes: o 6-metilsulfinil heril ou 6-MSITC. Ele foi a grande estrela deste estudo.
Metade do grupo de pessoas tomou comprimidos com 0,8 miligramas de 6-MSITC durante 12 semanas antes de dormir. O restante tomou placebo.
No fim do estudo, pesquisadores reavaliaram as funções cognitivas dos voluntários: velocidade de pensamento, atenção, memória de curto prazo, memória de trabalho, memória episódica e funções executivas.
Eles compararam os resultados com os feitos no início da pesquisa e concluíram que o grupo que tomou os comprimidos de wasabi tiveram um melhor desempenho. Ou seja, tiveram uma melhora no que tange a memória (episódica, de trabalho e tarefas de associação).
No entanto, não houve evidências significativas de melhora no raciocínio, atenção e velocidade de processamento.
Sugestão
A pesquisa sugere que o 6-MSITC do wasabi pode aliviar a neuroinflamação no hipocampo. Isso protege o cérebro e as células contra danos oxidativos e, a partir daí, melhora e fortalece a conectividade neuronal.
Da próxima vez, não ignore o wasabi que chegar no seu festival de rodízio de comida japonesa. Ele pode ser muito benéfico na sua velhice.
Comentários estão fechados.