Estressante: este tipo de situação está atormentando a geração Z no trabalho
Pequenos contratempos no dia a dia estão deixando os jovens adultos menos confiantes e mais quietos em reuniões.
Os estudiosos do comportamento ainda estão tentando decifrar as mudanças da geração Z no trabalho. É notório que eles buscam coisas diferentes em relação à geração anterior e têm atitudes que os seus pais não teriam, contudo um tipo de situação está deixando os jovens adultos mais atordoados. Os cientistas estão decifrando o motivo disso.
Leia mais: Não querem liderar: saiba o que a geração Z e millennials esperam do mercado de trabalho
Embora seja uma geração nativa do mundo digital e capaz de dominar todos gadgets, os jovens ficam atordoados com situações que geram a chamada “vergonha tecnológica” no trabalho. As informações foram divulgadas por uma pesquisa da HP, feita com 10 mil funcionários de escritórios do mundo todo.
Uma ‘vergonha tecnológica’ assombra a geração Z no trabalho
Ela acontece quando os meios digitais nos deixam “na mão” em situações do dia a dia. Por exemplo: quando o Zoom fica lento em uma reunião, quando o celular trava ou até mesmo quando a impressora não quer obedecer aos seus comandos.
De acordo com a gerente de RH da HP do Reino Unido, Debbie Irish, este tipo de situação coloca a geração Z sob pressão. Desta forma, estes jovens adultos se sentem menos confiantes para realizar o trabalho do dia a dia.
Acontece que, segundo Irish, muitos deles estão entrando no mercado pela primeira vez e em ambientes totalmente virtuais. Sendo assim, eles têm menos tempo de trabalho presencial do que qualquer outra geração. Isso inclui um acesso limitado e bem restrito aos seus gestores.
Essa falta de intimidade com os colegas causa timidez. Quando o Zoom trava, por exemplo, eles sentem que não têm competência e tendem a ficar mais introspectivos.
Me ajuda?
A pressão que a tecnologia causa na geração Z também se potencializa quando os jovens se dão conta de que eles ajudam os colegas de trabalho mais velhos a resolver os pepinos digitais. A frase que fica na cabeça deles é a seguinte: “se eu não consigo arrumar este Zoom para mim, como o meu colega de trabalho terá confiança para me pedir ajuda de novo?”.
Além disso, tem o fato de que eles têm que lidar com tecnologias mais antigas em alguns locais. Nem toda pessoa da geração Z sabe o que é um fax, por exemplo. Algumas pessoas sequer tocaram em um telefone fixo! É complicado.
Comentários estão fechados.