Estes são os dois meses com mais nascimentos no Brasil, segundo o IBGE
A pesquisa mostra os meses com mais registros de nascimentos. Em 2022, o Brasil registrou 2,54 milhões de nascimentos, queda de 3,5% em relação ao ano anterior.
Os dados de nascimentos no Brasil em 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam tendências interessantes. No ano em questão, o país registrou 2,54 milhões de nascimentos, marcando uma queda de 3,5% em relação a 2021. Esta redução é a quarta consecutiva e pode ser atribuída a fatores como diminuição da fecundidade, aumento da idade média das mães e crescimento da população idosa.
Meses com mais nascimentos no Brasil
Curiosamente, março e maio foram os meses com maior número de nascimentos, ambos com mais de 230 mil. Em contraste, outubro apresentou o menor número, com 189 mil registros. Essa sazonalidade pode ser explicada por variáveis como as férias escolares e datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães.
O levantamento indicou ainda que os estados do Nordeste e do Norte experimentaram as maiores quedas no número de nascimentos, enquanto os do Sudeste e do Sul viram reduções mais modestas.
É possível que a pandemia da Covid-19 tenha impactado esses números em 2022, considerando o temor da doença, os riscos para as gestantes e a instabilidade econômica, que podem ter levado muitos a adiar os planos de ter filhos. O aumento no custo de vida também pode ter sido um fator contribuinte.
A contínua queda no número de nascimentos representa um desafio não apenas para o futuro do Brasil, mas também para muitos outros países. Como resposta, diversos governos estão considerando a implementação de políticas públicas para incentivar a natalidade.
Comentários estão fechados.