Estes são os efeitos de um robô do sono em insônia, ansiedade e depressão de adultos
Estudo publicado no Journal of Sleep Research trouxe os resultados de um estudo com aparelho que sincroniza respiração dos voluntários.
Ter uma boa noite de sono é primordial para que possamos cumprir todos os nossos objetivos durante o dia. À medida em que distúrbios como insônia, depressão e ansiedade – que agem diretamente no sono – crescem na população, cientistas têm se debruçado mais e mais em como fazer com que as pessoas consigam dormir melhor.
Leia mais: Apneia do sono: saiba reconhecer se você tem esse distúrbio com apenas 3 sinais
Um estudo com um robô do sono foi feito em alguns voluntários e publicado no Journal of Sleep Research. O robô é um dispositivo controlado por smartphone que promete melhorar a qualidade do sono.
A ideia é que o aparelho simule uma “respiração” que deverá se sincronizar com a respiração do usuário. Assim, a pessoa entra em um estado meditativo e, consequentemente, dorme mais rápido.
Quais os efeitos do robô do sono em insônia, depressão e ansiedade?
O estudo durou três semanas e contou com a participação de 44 voluntários. Eles foram divididos em dois grupos de 22 pessoas. O fabricante do robô do sono garante que efeitos são vistos após uma semana de uso.
Então, os cientistas conduziram o estudo da seguinte maneira: um grupo usou o aparelho por 21 dias, enquanto o outro ficou em uma “lista de espera” para utilizá-lo pelo mesmo período após o experimento.
Os voluntários foram orientados para usar o dispositivo por 10 a 15 minutos. E assim o fizeram durante o período proposto pelos estudiosos.
Infelizmente, os resultados não foram animadores. Não houve diferença na gravidade da insônia em nenhum dos dois grupos. Medidas subjetivas, como excitação, depressão e ansiedade também não tiveram qualquer mudança.
Os cientistas, entretanto, sublinharam que, embora rigoroso, o estudo é relativamente pequeno. Afinal, foi feito com apenas 44 pessoas. Eles teorizam que com uma amostra maior de voluntários, talvez o robô do sono demonstre algum efeito de maior magnitude.
Como age a insônia?
A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou de manter o sono a noite toda, fazendo com que ele seja de má qualidade. Assim, torna-se insuficiente para reparar o corpo e a mente e manter o bem-estar físico e mental ao longo do dia.
A doença age aumentando o nível de alerta fisiológico e psicológico durante a noite. Preocupação excessiva, estresse ou depressão são alguns dos fatores que podem desencadear na falta de sono. Em alguns casos, pacientes acometidos por insônia também podem condicionar dormir a algo negativo.
Hoje, o tratamento para insônia inclui técnicas de relaxamento, terapia cognitivo-comportamental ou medicamentos. Esta é a forma mais comum de tratar a doença, entretanto deve-se tomar cuidado para que o paciente não desenvolva dependência ou tenha efeitos adversos não desejados.
Alguns pacientes relatam bons resultados com técnicas alternativas à medicina. Chás, óleos essenciais e acupuntura (e até mesmo o robô do sono do estudo citado) são alguns dos métodos utilizados para combater a insônia.
Comentários estão fechados.