Estimativas do salário mínimo para 2023, 2024 e 2025
Com inflação em alta, governo faz projeções do salário mínimo para os próximos 3 anos.
Com a alta da inflação, o governo federal já começou a rever as estimativas do salário mínimo para os próximos anos, ajustado de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Observe que, nos últimos dias, o Congresso apresentou ao governo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023. Assim, informando ao governo que, pela Constituição, a revisão do salário mínimo deve ser igual ou superior ao índice de inflação medido pelo INPC.
Leia mais: Esses estados possuem o valor do salário mínimo maior do que o piso nacional
No Brasil, o salário mínimo é referência para grande parte da população do país, de mais de 60 milhões, incluindo trabalhadores e segurados do INSS. Então, compreensivelmente, a magnitude do impacto de qualquer reajuste também é significativa. Positivo ou não, os brasileiros sentem o impacto de uma forma ou de outra.
O salário mínimo é o valor mínimo que uma empresa deve pagar a seus funcionários por lei. Além de suprir suas necessidades básicas, espera-se que o valor pré-determinado mantenha o poder de compra dos cidadãos.
Projeções salariais para os próximos anos
O governo federal, no mês passado, encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que reúne informações como os gastos de 2023, além de uma previsão mínima nacional. O documento também contém possíveis reajustes em 2024 e 2025.
Como o governo federal espera que a inflação seja de 6,70% até o final de 2022, o salário mínimo em 2023 deve ser reajustado para 6,70%. Assim, se as estimativas se confirmarem, o salário mínimo nacional saltará de 1.212 reais para 1.294 reais, deixando 82 reais adicionados.
O salário mínimo em 2024 está estimado em cerca de 1.337 reais e em 2025 será de 1.378 reais. Ambos são baseados em projeções de inflação e de como a economia brasileira se desenvolverá.
Estimativas para manter uma organização
É importante ressaltar que o salário mínimo de 2023 só será definido no início de janeiro do ano que vem. O resultado nacional para 2024 será determinado no início do ano relevante e assim por diante. Desse modo, esses números não devem ser tomados como garantidos.
O Ministério da Economia, em colaboração com órgãos como o Banco Central, realiza estimativas mensais do salário mínimo para se preparar para os ciclos seguintes. Com isso, é possível ter uma ideia de quanto dinheiro pode ser investido em cada área sem fazer grandes mudanças.
Comentários estão fechados.