Estrutura social

Estrutura social é a forma como uma sociedade se organiza.

Estrutura social é um sistema de organização social que ocorre a partir da relação e posição social dos membros.

Ao ser determinada por diversos fatores, tais como, social, econômico, cultural e político, a estrutura social pode ser entendida em:

  • macroescala: instituições sociais;
  • microescala: normas que ditam o comportamento das pessoas.

Além disso, ela estabelece inúmeros direitos e deveres que devem ser praticados pelos grupos sociais.

Sociedade e estratificação social

A sociedade é composta por diversas pessoas que compartilham valores e interesses nos espaços sociais. Assim, ela é o resultado da soma de vários grupos que interagem entre si.

Todas as sociedades possuem uma estrutura social que é definida por comportamentos e valores dos indivíduos que a integram.

Os grupos sociais baseiam suas relações através de padrões culturais e sociais, estruturados historicamente.

Sendo assim, a estratificação social está intimamente ligada à estrutura social, a medida em que a sociedade é composta por camadas sociais que consideram aspectos financeiros, sociais, políticos e culturais dos indivíduos.

A estratificação ocorre através do sistema de casta e de estamentos. Ambas não possibilitam a mobilidade social, isto é, não permitem que os sujeitos que integram a base da sociedade, consigam vivenciar uma ascensão social.

As classes sociais que existem se dividem basicamente entre ricos e pobres. Tais termos se associam ao sistema que vigora atualmente, o capitalismo.

A classe alta, composta pelas pessoas ricas, donas dos meios de produção, ocupa o topo da hierarquia social. Já as pessoas pobres, ou seja, a classe baixa, é formada por trabalhadores que ocupam a base da hierarquia social.

Classificação

A classificação da estrutura social pode envolver vários âmbitos institucionais, tais como:

  • Estrutura familiar
  • Estrutura educacional
  • Estrutura cultural
  • Estrutura política
  • Estrutura econômica

Estrutura social brasileira

A estrutura social brasileira é basicamente definida pela desigualdade social, um problema que ocorre a partir das diferenças entre as classes sociais.

A má distribuição de renda, aliada aos ínfimos investimentos na educação pública só aprofundam e evidenciam as desigualdades existentes na estrutura social do Brasil.

A sociedade brasileira precisa desfrutar de políticas públicas de inclusão eficazes que garantam o acesso das camadas populares a direitos sociais básicos, como educação, saúde, moradia e trabalho.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More