Estudantes chineses viralizam após postarem fotos emblemáticas
As fotos, que foram publicadas nas redes sociais, foram tiradas em formaturas. Porém, em vez de momentos de alegria, trouxeram à tona tristeza e desesperança.
Estudantes universitários chineses viralizaram na internet ao ironizarem fotos de formaturas. Ao invés de aparecerem felizes, jogando seus chapéus para cima e comemorando a etapa vencida, outras poses foram feitas. No caso, os estudantes aparecem caídos no chão, outros jogam seus certificados de conclusão no lixo.
Veja também: Por que a China está perfurando um buraco com mais de 10 km de profundidade?
Algumas outras fotos mostram estudantes se pendurando em pontes ou bancos de parque em poses de desânimo. Em outros ainda, os alunos deitam de bruços nas escadas ou em campos gramados.
Por que as fotos dos estudantes chineses viralizaram?
As imagens, que se tornaram virais nas redes sociais, aludem ao fato de que 11,6 milhões de estudantes estão prestes a ingressar em um difícil mercado de trabalho para jovens.
Na quinta-feira, o desemprego juvenil atingiu um recorde pelo segundo mês consecutivo. À medida que o surto de Covid-19 diminuía, o mercado reaquecia e as oportunidades de trabalho se tornaram ainda mais caóticas na China.
A taxa de desemprego para os chineses entre 16 e 24 anos aumentou para 20,8%, ante 20,4% em abril, informou o Departamento Nacional de Estatísticas. O ingresso nas universidades se tornou uma ferramenta para conquistar melhores empregos, mas o mercado se viu lotado de pessoas com currículos nas mãos.
Crise estudantil na China
Com a pandemia, o ensino superior tornou-se especialmente popular, pois muitos estudantes optaram por permanecer na escola em vez de procurar emprego. Isso aconteceu em uma economia que estava praticamente paralisada sob as restrições zero da Covid.
Entre 2021 e 2022, o número de estudantes matriculados em instituições de ensino superior aumentou mais de 6%. Mas, em vez de comemorar seus diplomas, muitos alunos agora brincam que seus estudos foram uma perda de tempo.
Um usuário do Douyin, uma plataforma de compartilhamento de vídeos, escreveu: “Adoro esse estilo de foto de formatura, é muito parecido com meu estado de vida meio morto”. Ao que parece, a situação dos jovens chineses formados se mostra como uma incrível barreira a ser ultrapassada.
Comentários estão fechados.