Estudo identifica as raças caninas mais suscetíveis à dor; confira quais são
Após realizar uma pesquisa com 15 cães, os especialistas descobriram que alguns deles sentem mais dor que outros. Veja quais são!
Um estudo conduzido pela Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), publicado no Frontiers in Pain Research, buscou investigar se existem diferenças na sensibilidade à dor entre as raças de cachorros.
De acordo com Margaret Gruen, professora associada de medicina comportamental da Universidade Estadual da Carolina do Norte, o objetivo foi investigar se eram verdadeiras as crenças de veterinários sobre a resistência à dor de diferentes raças. Para isso, a pesquisa analisou a sensibilidade de 15 cães de 10 raças, classificando a suscetibilidade deles.
Existem cães com maior sensibilidade à dor
Com o intuito de esclarecer isso, a equipe de pesquisadores avaliou cães adultos e saudáveis, tanto fêmeas quanto machos. No total, o estudo contou com a participação de 149 animais. Para constatar a sensibilidade à pressão e temperatura, cada um dos 149 cachorros participantes foi submetido a testes específicos.
As raças investigadas foram previamente categorizadas pelos veterinários de acordo com uma escala subjetiva de alta, média e baixa resistência à dor.
Os pesquisadores utilizaram uma ferramenta semelhante a uma caneta esferográfica, com uma extremidade pontiaguda e a outra achatada, para aplicar pressão nas patas dos animais. Além disso, uma peça aquecida foi empregada para verificar a sensibilidade à temperatura.
Os resultados obtidos nos testes de sensibilidade à pressão e temperatura foram comparados com os questionários preenchidos por veterinários e pelo público em geral. Nesses documentos, eles expressaram suas percepções sobre a sensibilidade de cada raça de cão.
Após as análises, os cientistas da Universidade Estadual da Carolina do Norte constataram que existem diferenças reais nas raças caninas em relação à dor.
No entanto, surpreendentemente, tais distinções nem sempre correspondem às classificações feitas anteriormente pelos veterinários.
(Imagem: Divulgação)
Os resultados do estudo apontaram que os cães da raça Maltês apresentaram baixa tolerância à dor, reagindo prontamente a estímulos de pressão e temperatura.
Esses achados estão em concordância com as classificações feitas por veterinários acerca da raça. Outros cães foram ainda identificados como tendo maior sensibilidade à dor, inclusive o Poodle Toy e o Chihuahua.
As descobertas são importantes para fornecer respostas sobre as necessidades individuais de cada raça em relação ao manejo da dor e aos cuidados veterinários.
Os resultados destacam também a necessidade de uma abordagem personalizada no tratamento e na consideração das demandas específicas de cada cão, levando em conta a suscetibilidade à dor.
Comentários estão fechados.