Exercícios de porcentagem
Confira uma lista com 10 exercícios resolvidos sobre porcentagem.
As porcentagens são utilizadas para representar as partes de um todo, por isso, elas aparecem em muitos problemas do dia a dia, como os de aumento ou desconto sobre algum valor.
A seguir, temos uma lista de 10 exercícios de porcentagem resolvidos.
Lista de exercícios de porcentagem
Questão 1. Na minha classe tem 35 alunos, sendo que 40% são meninos e 60% são meninas. Quantos meninos e quantas meninas têm na minha classe?
Questão 2. Em uma concessionária há 120 carros, 30% são brancos e 15% são pretos. Quantos carros há de cada uma dessas cores?
Questão 3. De cada 450 peças produzidas por uma máquina, 18 são defeituosas. Qual a porcentagem de peças defeituosas produzidas por essa máquina?
Questão 4. De um total de 680 lançamentos realizados por um atleta, 170 foram mal sucedidos. Qual a porcentagem de lançamentos bem sucedidos?
Questão 5. Em um hotel estão hospedadas 325 pessoas. Dessas, 39 são alemãs, 117 italianas, 78 espanholas e o restante são francesas. Qual a porcentagem de pessoas de cada país hospedadas no hotel?
Questão 6. Com um desconto de 12%, pagamos R$ 660,00 em um armário. Quanto custava esse armário antes do desconto?
Questão 7. Em 2010, o salário de Renata era R$ 1200,00, e em 2015, R$ 1620,00. Qual a porcentagem de aumento no salário de Renata nesses 5 anos.
Questão 8. Uma escola teve 1400 matriculas em 2016. Em 2017, essa quantidade baixou 4%. Quantas matriculas a escola teve em 2017?
Questão 9. Em uma liquidação, um relógio que custava R$ 180,00 foi vendido por R$ 144,00. Em quantos por cento o preço do relógio baixou?
Questão 10. Quanto é 10% de 30% de 60% de 1800?
Resolução da questão 1
Chamando de x o número de meninos, temos que:
35 — 100%
x — 40%
Multiplicando cruzado:
100x = 35.40 ⇒ 100x = 1400 ⇒ x = 1400/100 ⇒ 14.
Logo, tem 14 meninos na sala de aula.
Como o número de meninos e o número de meninas somam juntos 100%, para saber quantas meninas há na sala, basta subtrair o número de meninos do total de alunos:
35 – 14 = 21
Então, tem 21 meninas na sala de aula.
Resolução da questão 2
Chamando de x a quantidade de carros brancos, temos que:
120 — 100%
x — 30%
Multiplicando cruzado:
100x = 120.30 ⇒ 100x = 3600 ⇒ x = 3600/100 ⇒ x = 36.
Logo, tem 36 carros brancos na concessionária.
O número de carros brancos e o número de carros pretos não somam juntos 100%, porém observe que a porcentagem de carros pretos é metade da porcentagem de carros brancos.
Então, basta dividir o número de carros brancos por 2 para saber o número de carros pretos:
36/2 = 18
Assim, existem 18 carros pretos na concessionária.
Resolução da questão 3
Chamando de x a porcentagem de peças defeituosas, temos que:
450 — 100%
18 — x
Multiplicando cruzado:
450x = 18.100 ⇒ 450x = 1800 ⇒ x = 1800/450 ⇒ x = 4.
Logo, 4% das peças produzidas pela máquina são defeituosas.
Resolução da questão 4
Primeiro, vamos encontrar o número de lançamentos bem sucedidos:
680 – 170 = 510
Chamando de x a porcentagem de lançamentos bem sucedidos, temos que:
680 — 100%
510 — x
Multiplicando cruzado:
680x = 510.100 ⇒ 680x = 51000 ⇒ x = 51000/680 ⇒ x = 75.
Portanto, o atleta teve 75% de lançamentos bem sucedidos.
Resolução da questão 5
Chamando de x a porcentagem de pessoas alemãs, temos que:
325 — 100%
39 — x
Multiplicando cruzado:
325x = 39.100 ⇒ 325x = 3900 ⇒ x = 3900/325 ⇒ x = 12.
Então, a porcentagem de alemãs é igual a 12%.
Agora, vamos chamar de x a porcentagem de pessoas italianas.
325 — 100%
117 — x
Multiplicando cruzado:
325x = 117.100 ⇒ 325x = 11700 ⇒ x = 11700/325 ⇒ x = 36.
Então, a porcentagem de pessoas italianas é igual a 36%.
Sendo x a porcentagem de pessoas espanholas, temos que:
325 — 100%
78 — x
Multiplicando cruzado:
325x = 78.100 ⇒ 325x = 7800 ⇒ x = 7800/325 ⇒ x = 24.
Assim, a porcentagem de pessoas espanholas é igual a 24%.
Como o restante das pessoas são francesas, basta subtrair as porcentagens encontradas do total de 100%
100% – 12% – 36% – 24% = 28%.
Logo, a porcentagem de pessoas francesas é igual a 28%.
Resolução da questão 6
Considerando que o preço antes do desconto corresponde a 100%, então R$ 660,00 corresponde a 88%, pois 100% – 12% = 88%.
Assim, chamando de x o preço do armário antes do desconto, temos que:
x — 100%
660 — 88%
Multiplicando cruzado:
88x = 660.100 ⇒ 88x = 66000 ⇒ x = 66000/88 ⇒ x = 750.
Logo, o preço do armário antes do desconto era de R$ 750,00.
Resolução da questão 7
Considerando o salário de 2010 como o salário inicial, e o salário de 2015 como salário final, temos que o salário inicial corresponde a 100%.
A diferença entre o salário final e o salário inicial é: 1620 – 1200 = 420, o que significa que Renata teve um aumento de R$ 420,00 no seu salário nos 5 anos.
O que precisamos saber é que porcentagem esse valor representa no salário inicial. Chamando de x essa porcentagem, temos que:
1200 — 100%
420 — x
Multiplicando cruzado:
1200x = 420.100 ⇒ 1200x = 42000 ⇒ x = 42000/1200 ⇒ x = 35.
Assim, nos 5 anos houve um aumento de 35% no salário de Renata.
Resolução da questão 8
O número de matrículas de 2016 corresponde a 100%. Então, em 2017, a porcentagem de matrículas é igual a 96%, pois 100% – 4% = 96%.
O que precisamos descobrir é que quantidade de matrículas corresponde a 96%. Chamando de x essa quantidade, temos que:
1400 — 100%
x — 96%
Multiplicando cruzado:
100x = 1400.96 ⇒ 100x = 134400 ⇒ x = 134400/100 ⇒ x = 1344.
Então, em 2017 a escola teve 1344 matriculas.
Resolução da questão 9
O preço inicial, R$ 180,00, corresponde a 100%. A diferença entre esse valor e o valor final do relógio é:
180 – 144 = 36
O que significa que o relógio saiu por R$ 36,00 a menos. Temos que calcular a porcentagem correspondente a esse valor. Chamando de x essa porcentagem, temos que:
180 — 100%
36 — x
Multiplicando cruzado:
180x = 36.100 ⇒ 180x = 3600 ⇒ x = 3600/180 ⇒ x = 20.
Logo, o preço do relógio baixou 20% na liquidação.
Resolução da questão 10
Primeiro, vamos calcular 60% de 1800:
1800 — 100%
x — 60%
Multiplicando cruzado:
100x = 1800.60 ⇒ 100x = 108000 ⇒ x = 108000/100 ⇒ x = 1080.
Agora, vamos calcular 30% de 1080:
1080 — 100%
x — 30%
Multiplicando cruzado:
100x = 1080.30 ⇒ 100x = 32400 ⇒ x = 32400/100 ⇒ x = 324.
Por último, calculamos 10% de 324:
324 — 100%
x — 10%
Multiplicando cruzado:
100x = 324.10 ⇒ 100x = 3240 ⇒ x = 3240/100 ⇒ x = 32,4.
Então, 10% de 30% de 60% de 1800 é igual a 32,4.
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