A ancilostomose é uma verminose que também recebe o nome de amarelão. Ela é causada por dois tipos de nematelmintos, o Ancylostoma duodenale e o Necator americanos, que parasitam o intestino delgado dos humanos.
Preparamos uma lista de exercícios sobre ancilostomose para que você possa testar seus conhecimentos sobre essa verminose que atinge pessoas de todo o mundo.
Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!
Exercícios sobre ancilostomose
a) vacinação.
b) higiene pessoal e uso de sanitários.
c) evitar o contato da pele com areia frequentada por cães e gatos.
d) borrifação no interior da residência.
e) uso de calçados e de sanitários.
a) protozoários.
b) bactérias.
c) platelmintos.
d) nematoides.
e) artrópodes.
a) Ascaridíase – higienizar os alimentos como frutas e verduras.
b) Oxiurose – consumir água tratada.
c) Esquistossomose – eliminar caramujos contaminados.
d) Filariose – defecar em locais adequados.
e) Ancilostomose – usar calçados.
a) baço.
b) fígado.
c) estômago.
d) intestino.
e) pulmão.
a) seu ciclo de vida é heteroxeno, porque possui dois hospedeiros: o homem, que age como hospedeiro intermediário, e o mosquito Culex fatigans, como hospedeiro definitivo.
b) esses vermes são parasitas intestinais, porém alimentam-se de sangue, causando uma anemia profunda, típica da doença.
c) a principal forma de contaminação no meio rural faz-se pela ingestão de seus ovos embrionados, que foram eliminados pelas fezes de seus hospedeiros, tanto o definitivo quanto o intermediário.
d) além da higiene alimentar e do uso de calçado, a vacinação da população também é uma importante medida profilática para se evitar a ocorrência dessa doença.
a) a transmissão das parasitoses pelo contato com solo contaminado.
b) possuírem o mesmo agente transmissor.
c) a contaminação após a ingestão de ovos dos vermes.
d) a contaminação por larvas presentes em lagoas infectadas.
e) a penetração ativa dos parasitas pela pele de seus hospedeiros.
a) Toxoplasma gondii, um protozoário comum no tubo digestório de cães e gatos, e que infecta o homem passivamente pela ingestão de ovos em água ou alimentos contaminados.
b) Schistosoma mansoni, cujos ovos são eliminados nas fezes do cão e na areia eclodem, liberando larvas cercárias infectantes.
c) Taenia solium, cujos ovos, eliminados nas fezes do animal, ficam na areia e podem contaminar as mãos ou alimentos.
d) um ser procarionte que afeta o sistema nervoso do animal e causa a hidrofobia, doença letal para o ser humano.
e) Ancylostoma braziliensis, cujos ovos são eliminados junto com as fezes dos cães e eclodem no solo, liberando larvas que penetram pela pele humana.
a) Ascaris lumbricoides; ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos; saneamento básico, lavar os alimentos, beber água filtrada e fervida.
b) Schistosoma mansoni; penetração das larvas presentes na água através da pele; tratamento dos doentes, controle da população de planorbídeos, saneamento ambiental.
c) Ancylostoma duodenale; penetração ativa de larvas através da pele humana; saneamento básico, evitar contato da pele com solos contaminados por larvas do parasita, utilização de calçados.
d) Ancylostoma brasiliensis; penetração ativa através das mucosas; evitar contato da pele com as larvas do parasita.
e) Taenia solium; ingestão de carne de porco contaminada; saneamento ambiental, inspeção rigorosa dos abatedouros e açougues, cozimento adequado das carnes.
“Parasitas reduziram resposta inflamatória ao glúten, proteína do trigo, em dez pessoas. Um grupo de pessoas com doença celíaca aceitou se submeter a uma terapia inusitada para tentar controlar o problema: uma infestação de vermes parasitas. A doença celíaca é resultado de uma alteração no sistema imunológico que provoca um ataque desordenado de células do próprio doente ao seu intestino quando ingere glúten, proteína presente em alimentos à base de trigo, como macarrão e pães. Entre os sintomas estão diarreia crônica, inchaço, fadiga e até prejuízo de desenvolvimento em crianças. Até agora, o único tratamento eficaz para doença celíaca é uma dieta sem glúten.
A terapia em teste usou o verme Necator americanus (…). Os efeitos colaterais ao verme observados nos pacientes foram uma leve dor de estômago e pequena inflamação na pele – no local por onde as larvas penetraram. Esses efeitos foram rapidamente sanados. Paul Giacomin, um dos autores do trabalho, da Universidade James Cook, explica que as larvas penetram a pele e viajam pela corrente sanguínea até o pulmão, onde se desenvolvem. Depois sobem as vias aéreas, são tossidas, engolidas e chegam, então, ao intestino, e lá se alojam. (…) O papel dos vermes, segundo os cientistas, foi mudar o padrão de resposta do sistema imune ao glúten, de modo a reduzir a reação inflamatória causada pela proteína”. O trabalho foi publicado no “Journal of Allergy and Clinical Immunology”. Adaptado de <http://www.dgcgt.com.br/news/imprensa/7149 (Acesso em: 30/10/2014).
Lido o texto, analise as afirmativas a seguir:
I – O verme usado na pesquisa pertence ao mesmo filo que o Ancilostoma duodenale.
II – O verme usado é celomado.
III – Os animais pertencentes ao filo ao qual pertence o Necator são todos parasitas.
IV – O tubo digestório do filo é completo.
Estão corretas:
a) apenas I, III e IV.
b) apenas II e III.
c) apenas III e IV.
d) I, II, III e IV.
e) apenas I e IV.
Um dia, um médico passou em frente à casa e espantou-se com tanta miséria. Percebendo que o caboclo estava amarelado e muito magro, resolveu examiná-lo. Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo. O médico constatou que se tratava de uma doença chamada ancilostomose, o amarelão. Receitou-lhe, então, remédios e um par de botas.
Meses depois do tratamento, Jeca já era outra pessoa. A moleza tinha desaparecido e ele passava o dia inteiro trabalhando. Arrumava a casa, plantava, pescava, carregava madeira, cuidava do gado. Não exagerava mais na bebida. Ninguém mais o reconhecia, trabalhava tanto que até preocupava as pessoas. Ele, a mulher e os filhos andavam agora calçados.
De acordo com o texto, Jeca Tatu estava doente, com ancilostomose, que é uma doença causada por:
a) uma bactéria, e a contaminação ocorre por meio da ingestão de alimentos contaminados.
b) um protozoário, e a contaminação ocorre por meio do contato direto com solo contaminado.
c) um verme, e a contaminação ocorre por meio do contato direto com solo contaminado.
d) um vírus, e a contaminação ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.
e) um verme, e a contaminação ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.
Gabarito
2 – d
3 – d
4 – d
5 – b
7 – e
8 – d
9 – e
10 – c
Clique aqui para baixar a lista de exercícios sobre ancilostomose em PDF!
Veja também:
- Lista de exercícios sobre vacúolos
- Lista de exercícios sobre transportes ativo e passivo
- Lista de exercícios sobre vírus e suas características
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.