Lista de exercícios sobre cadeias alimentares

Fixação de conteúdo para ecologia com foco nas cadeias alimentares.

A cadeia alimentar representa as relações entre os seres vivos para obtenção de energia dentro dos ecossistemas, de acordo com o tipo de alimentação que possuem.

Apesar de todos os indivíduos estarem relacionados dentro de uma cadeia alimentar, ela é composta basicamente por três grupos: produtores, consumidores e decompositores.

Preparamos uma lista de exercícios sobre cadeias alimentares para que você possa testar seus conhecimentos sobre obtenção de energia dos seres vivos.

Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Exercícios sobre cadeias alimentares

1) (UEMS) No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:

a) consumidores primários.
b) consumidores secundários.
c) consumidores terciários.
d) produtores primários.
e) decompositores.

2) (UFPE) Os seres vivos não são entidades isoladas. Eles interagem em seu ambiente com outros seres vivos e com componentes físicos e químicos. São afetados pelas condições desse ambiente. Com relação ao ecossistema marinho, assinale a alternativa correta:

a) O Zooplâncton e o Fitoplâncton representam os organismos produtores (autotróficos) nas cadeias alimentares marinhas.
b) Os consumidores secundários e terciários, nos mares, são representados principalmente por peixes.
c) No ambiente marinho, não existem decompositores.
d) As diatomáceas são os principais representantes do Zooplâncton.
e) Todos os seres do Zooplâncton marinho são macroscópicos.

3) (UDESC) Analise as proposições abaixo, a respeito da energia nos ecossistemas.

I. Organismos fotossintetizantes (como algas e plantas) são capazes de capturar a energia luminosa do Sol e convertê-la em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas. Este processo é chamado de fotossíntese.

II. Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre maior que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte, uma vez que todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida.

III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional; tem início nos organismos produtores, passa para os consumidores e finaliza com os organismos decompositores.

IV. Os consumidores primários obtêm a energia necessária à sua sobrevivência alimentando-se diretamente dos organismos fotossintetizantes.

V. Os organismos decompositores obtêm a energia necessária à sua sobrevivência através da decomposição da matéria orgânica morta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

4) (PUC-RJ) Quando nos referimos ao ecossistema de um lago, dois conceitos são muito importantes: o ciclo dos nutrientes e o fluxo de energia. A energia necessária aos processos vitais de todos os elementos desde lago é reintroduzida neste ecossistema:

a) pela respiração dos produtores.
b) pela captura direta por parte dos consumidores.
c) pelo processo fotossintético.
d) pelo armazenamento da energia nas cadeias tróficas.
e) pela predação de níveis tróficos inferiores.

5) Leia as afirmativas abaixo relativas às cadeias alimentares:

I. As cadeias alimentares podem ocorrer isoladamente em um ecossistema.
II. Podemos definir cadeias alimentares como sendo uma sequência de organismos que dependem uns dos outros para se alimentarem.
III. Em alguns casos, encontramos organismos produtores no primeiro trófico de uma cadeia alimentar.
IV. Os decompositores são fungos e bactérias que também participam da cadeia alimentar e são eles os responsáveis por devolver à natureza os nutrientes que retiram da matéria orgânica.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II.
b) III e IV.
c) Somente IV.
d) II e IV.
e) I e III.

6) (CESGRANRIO) Um preá que vivia na beira de um charco, alimentando-se de capim, foi capturada por uma cobra que, mais tarde, foi apanhada por um gavião. Mas a história poderia ser outra, e o gavião poderia ter caçado um rato ou outra ave. Por sua vez, a cobra poderia ter capturado um passarinho que havia comido um inseto.

Com referência à teia alimentar, marque a alternativa correta:

a) A energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.
b) A energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar.
c) O potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar.
d) Na teia alimentar, como os animais são de tamanhos diferentes, a quantidade energética do produtor sofre oscilações.
e) A complexidade da teia alimentar não interfere na quantidade de energia transferida, que permanece inalterada.

7) Sabemos que em um ecossistema os diversos organismos existentes podem ocupar diferentes níveis tróficos em diferentes cadeias alimentares. Imagine as seguintes situações e marque a alternativa que indica corretamente o nível trófico que o homem ocupa em cada cadeia.

Capim → Vaca → Homem
Algas → Caramujo → Peixe → Homem

a) Em I, o homem é consumidor terciário e, em II, é quartenário.
b) Em I, o homem é consumidor secundário e, em II, é consumidor terciário.
c) Em I, o homem é consumidor primário e, em II, é consumidor secundário.
d) Em I, o homem é produtor e, em II, consumidor primário.
e) Em I, o homem é consumidor primário e, em II, produtor.

8) (UFC-CE) Leia com atenção o texto a seguir.

“Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Matogrossense. Durante a estação das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporários. O gado é levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundação, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a área inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhões de peixes ficam aprisionados nas lagoas. É um banquete para aves, jacarés e ariranhas. Os pastos, renovados pela matéria orgânica trazida pela água, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onças e jaguatiricas.” Revista VEJA, 02 de junho de 1999.

Com base no texto anterior, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar, começando pelos produtores e terminando com os consumidores secundários:

a) Rios, ariranhas e peixes.
b) Pastos, capivaras e onças.
c) Campos, gado e capivaras.
d) Pastos, jacarés e aves.
e) Campos, jaguatiricas e cervos.

9) Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a seguinte frase:

Em uma cadeia alimentar, os __________ se alimentam dos __________, pois eles são seres __________ capazes de produzirem o próprio alimento e sempre ocupam o __________ nível trófico de qualquer cadeia alimentar.

a) Consumidores primários, produtores, autótrofos, primeiro.
b) Consumidores secundários, consumidores primários, heterótrofos, primeiro.
c) Consumidores primários, decompositores, autótrofos, segundo.
d) Consumidores terciários, saprófagos, heterótrofos, último.

10) Animais carnívoros que se alimentam somente de herbívoros são classificadas como:

a) consumidores primários.
b) consumidores secundários.
c) consumidores terciários.
d) decompositores.

Gabarito

1 — d
2 — b
3 — e
4 — c
5 — d

6 — a
7 — b
8 — b
9 — a
10 — b

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.