Lista de exercícios sobre doenças relacionadas com a água

Fixação de conteúdo para doenças causadas por agentes infecciosos contidos na água contaminada.

A água não tratada pode estar contaminada com microrganismos nocivos à nossa saúde. Por isso, o saneamento básico é muito importante para prevenir doenças e trazer qualidade de vida para a população.

Preparamos uma lista de exercícios sobre doenças relacionadas com a água para que você possa testar seus conhecimentos sobre as muitas doenças causadas pelo contato com água imprópria.

Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Exercícios sobre doenças relacionadas com a água

1) (ENEM) Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

a) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução.
b) Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro.
c) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio.
d) Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato.
e) Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas contaminadas.

2) Entre as recomendações a seguir, qual não é eficaz na proteção contra doenças relacionadas com a água?

a) Lavar sempre as mãos.
b) Ter bons hábitos de higiene.
c) Usar sempre camisinha.
d) Evitar andar em locais com enchentes.
e) Não deixar água parada.

3) (ENEM) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares. Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012. Adaptado.

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de:

a) difteria.
b) botulismo.
c) tuberculose.
d) leptospirose.
e) meningite meningocócica.

4) (UNESP) Municípios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doenças. O fim das enchentes não significa que o perigo acabou. Cresce o risco de proliferação de doenças nos 95 municípios alagoanos e pernambucanos afetados pelos temporais. Em alguns municípios, a rede de abastecimento de água foi destruída. O contato direto da população com a água e a lama deixa os sanitaristas preocupados. www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.

Na situação colocada, dentre as doenças que mais imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar:

a) difteria, tifo e tuberculose.
b) tétano, giardíase e leishmaniose.
c) leptospirose, hepatite e diarreia.
d) hepatite, difteria e leishmaniose.
e) diarreia, dengue e toxoplasmose.

5) Muitas doenças, como a dengue, estão relacionadas com a água porque seus vetores completam seu ciclo no meio aquático. Todas as doenças a seguir possuem vetores que se desenvolvem na água, exceto:

a) febre amarela.
b) zika.
c) malária.
d) leptospirose.
e) chikungunya.

6) (UFPB) O Brasil hoje apresenta um quadro peculiar em relação ao perfil epidemiológico da população. Problemas de saúde considerados de países desenvolvidos, como câncer, convivem com problemas de saúde característicos de países subdesenvolvidos, a exemplo de parasitoses. Nesse contexto, um conjunto de fatores, como falta de condições sanitárias adequadas, ausência de água tratada e descuido com a higiene pessoal podem levar ao surgimento de:

a) doença de Chagas.
b) malária.
c) amebíase.
d) AIDS.
e) tuberculose.

7) A água relaciona-se com diversas doenças, entretanto, não está associada apenas àquelas transmitidas pela ingestão e contato, por exemplo. Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão relacionadas com a água. Sendo assim, analise as alternativas e marque aquela em que não há um vetor que apresenta parte do ciclo de vida na água.

a) Malária.
b) Zika.
c) Leptospirose.
d) Dengue.
e) Chikungunya.

8) Qual das doenças a seguir não apresenta a ingestão de água contaminada como forma de transmissão?

a) Hepatite.
b) Giardíase.
c) Esquistossomose.
d) Rotavírus.
e) Cólera.

9) A água está relacionada com a transmissão de várias doenças. Análise e marque aquela alternativa que apresenta uma doença que não se relaciona com a ingestão de água contaminada:

a) amebíase.
b) cólera.
c) giardíase.
d) hepatite A.
e) malária.

10) A água, apesar de ser fundamental para nossa sobrevivência, está relacionada com o surgimento de diversas doenças. Das doenças abaixo, qual não apresenta relação alguma com a água?

a) Giardíase.
b) Ascaridíase.
c) Cólera.
d) Dengue.
e) Hepatite B.

Gabarito

1 – c
2 – c
3 – d
4 – c
5 – d
6 – c
7 – c
8 – c
9 – e
10 – e

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.