Lista de exercícios sobre o Segundo Reinado
Confira a lista de exercícios sobre o Segundo Reinado que selecionamos para você!
Sabemos que o Segundo Reinado foi a fase da história do Brasil em que o país foi comandado por Dom Pedro II, o monarca que ficou por mais tempo no trono brasileiro.
Esse período compreendeu os anos de 1840 a 1889.
Com isso, responda a lista de exercícios sobre o Segundo Reinado que a equipe do Escola Educação selecionou para você!
Lista de exercícios sobre o Segundo Reinado
a) Período Imperial.
b) Período Regencial.
c) Período Republicano.
d) Período Ditatorial.
a) Golpe da Minoridade.
b) Golpe da Terceira Idade.
c) Golpe da Maioridade.
d) Golpe do Segundo Reinado.
a) Abolição gradual da escravidão; relativa paz entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870).
b) Abolição gradual da escravidão; conflitos entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870).
c) Abolição gradual da escravidão; relativa paz entre as províncias; Guerra da Tríplice Aliança (1864–1870).
d) Manutenção da escravidão; fase de guerras entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870).
a) 11 anos.
b) 12 anos.
c) 13 anos.
d) 14 anos.
a) a criação de instituições de ensino – como a Escola de Minas de Ouro Preto, que, embora voltada à formação das elites, cumpriu importante função na pesquisa e na prospecção de minerais.
b) a fundação do Museu da Inconfidência – um museu-escola –, que representou um ato de reparação aos mineiros pela perda, no processo de devassa da Inconfidência Mineira, de seus ilustres intelectuais.
c) o financiamento da vinda da Missão Artística Francesa, que se propôs a estimular e ensinar as mais diversas formas de expressão artística a artistas brasileiros.
d) o resgate e proteção do Barroco Mineiro – e, consequentemente, de Aleijadinho, seu principal representante como forma de valorização da produção cultural brasileira.
a) o cultivo do café tornou-se o estabilizador da economia do império, reforçando o sistema de dominação dos senhores rurais.
b) a decretação do Bill Aberdeen ampliou o mercado consumidor de café no Oeste Paulista e região do Vale do Paraíba, consolidando o escravismo.
c) de 1830 a 1880, quase toda a energia econômica voltou-se para o cultivo do café, que se expandia consideravelmente.
d) as estradas de ferro foram aparecendo em decorrência do aumento das regiões cultivadas e da necessidade de solucionar a questão dos transportes.
e) a solução para a falta de mão de obra cafeeira após 1850 apoiou-se no incentivo à imigração, cujas primeiras iniciativas estavam ligadas à firma Vergueiro&Cia.
a) o maior comprador de grãos de café do mundo.
b) o país que mais devia o Fundo Monetário Internacional (FMI) do mundo.
c) o maior exportador de café do mundo.
d) o maior responsável pelo fornecimento do café que era colhido por meio do trabalho escravo dos indígenas.
a) houve a expansão das ferrovias que viabilizaram o crescimento e surgimento de novas cidades e o desenvolvimento do comércio e da indústria no Brasil.
b) houve a expansão das linhas de ônibus, que facilitou o transporte não somente dos produtos, mas dos trabalhadores.
c) houve a expansão das ferrovias que viabilizaram o crescimento e surgimento de novas fazendas e o desenvolvimento do comércio e da indústria no Brasil.
d) houve a expansão da quantidade de navios nos portos nacionais, fato que contribuiu para o fortalecimento das relações do país com outras nações do mundo.
Sobre a relação café – mão de obra, assinale a alternativa correta.
a) o café prosperou na Bahia, que já se destacava com o fumo e o cacau; a mão de obra utilizada era a do imigrante espanhol que logo se adaptou ao calor e costumes baianos, sendo assalariado.
b) a lavoura cafeeira se estendeu do norte do Paraná até o oeste de Santa Catarina, sendo os alemães e poloneses trazidos da Europa para trabalharem como meeiros ou terceiros.
c) o café se instalou desde o Pará até São Paulo. Foi o responsável pela chegada dos japoneses, que tiveram muita dificuldade de adaptação (dada a diferença da língua e dos costumes), logo superadas. São eles, os responsáveis pela instalação de sítios e chácaras no Brasil.
d) o café, produzido em latifúndios, se estendeu por todo o litoral brasileiro; a mão de obra escrava era responsável pelo plantio e a imigrante, alemã e italiana, pela secagem e descascagem, havendo harmonia no convívio entre os trabalhadores e os patrões.
e) a lavoura cafeeira, por se adaptar melhor às áreas temperadas, encontrou na zona da Mata (MG) e na província de São Paulo as condições ideais. Na região do Vale do Paraíba, a produção ocorreu de maneira tradicional, sendo utilizada a mão de obra escrava. Estendendo-se para o interior paulista, a mão de obra do imigrante italiano substituiu a escrava, inicialmente através da parceria e, depois, através do sistema de colonato.
O principal objetivo dessa organização era acabar com a escravidão. Afirmavam que o trabalho livre estimularia a produtividade e que o fim do comércio de escravos proporcionaria investimentos em outros âmbitos.
a) O movimento escravocrata
b) O movimento antiescravismo
c) O movimento liberal
d) O movimento abolicionista
Gabarito
1 — B
2 — C
3 — A
4 — D
5 — A
6 — B
7 — C
8 — A
9 — E
10 — D
Saiba mais em:
- Lista de exercícios sobre o Primeiro Reinado
- Lista de exercícios sobre os ciclos econômicos do Brasil
- Lista de exercícios sobre a República Velha
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.