Exoplaneta é descoberto e pode ser habitável

Estudos mostram que o Proxima d encontra-se na zona habitável da estrela Centauri e pode abrigar vida.

Diante de muitos debates sobre a existência ou não de vida em outros planetas, estudos e pesquisas vão sendo feitas. Nesse sentido, apesar de não haver evidências de vida fora da Terra, existem muitos avanços no que tange a descoberta de planetas com capacidade de abrigar vidas. Sendo assim, o Proxima d, exoplaneta que foi descoberto recentemente, é um exemplo disso.

Veja também: Três vezes maior que Júpiter, planeta descoberto é o novo gigante espacial

Vida em outros planetas

A discussão sobre a existência de vida em outros planetas – ou não – é muito comum. Entretanto, até os dias atuais, não foi encontrado nenhum planeta com vida. Por outro lado, estudos já mostram que 3 a cada 4 estrelas podem abrigar vida em circunstâncias extremas. Em adição a isso, estima-se que na Via Láctea, galáxia onde se encontra o Sistema Solar, existem aproximadamente 3 bilhões de planetas habitáveis.

De acordo com o Observatório Europeu do Sul no Chile, foi identificado um exoplaneta com condições para abrigar vida. Trata-se de um planeta que não faz parte do Sistema Solar, mas sim gravita ao redor de outra estrela. Nesse sentido, estima-se entre os astrônomos que existam trilhões de planetas fora do Sistema Solar.

Novo exoplaneta descoberto

Para abrigar vida, o planeta precisa estar na zona habitável da estrela, isto é, onde a água líquida se acumula na superfície de um planeta rochoso. Esse exoplaneta especificamente foi nomeado de Proxima d e se encontra na zona habitável da estrela Centauri. Essa estrela é menor e mais fria que o Sol, fazendo parte da categoria “anãs vermelhas”.

O exoplaneta demora em torno de cinco dias para completar sua órbita e tem um quarto da massa da Terra, sendo o exoplaneta mais leve encontrado até hoje. Além disso, possui densidade menor que 0,1 g/cm³ e está localizada a quatro anos-luz de distância da  Centauri. Antes deste, ocorreu a descoberta de outros dois exoplanetas que orbitam a Centauri: o Proxima b e o Proxima c.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More