Como as experiências negativas podem dar mais sentido à vida

Experiências negativas podem adicionar bons ensinamentos na vida das pessoas que passam por estas situações, por isso separamos pontos fundamentais para serem vistos.

Pesquisas psicológicas apontam que passar por experiências complicadas ou adversas, como morte, divórcio, crises de saúde ou desemprego, pode acrescentar sentido à vida.

Ao refletir sobre experiências negativas, as pessoas podem encontrar um significado maior em suas vidas e desenvolver uma percepção mais clara de si mesmas. A capacidade de ser auto-reflexivo pode também promover o desenvolvimento da sabedoria.

Potencializando a resiliência diante de situações estressantes e adversas

Através de um modelo de autorreflexão sistemática, pesquisadores da Universidade Macquarie, na Austrália, descobriram que ela fortalece a resiliência diante das adversidades da vida. A exposição a estressores desencadeia essa reflexão, aumentando a capacidade de avaliar estratégias de resolução de problemas, enfrentamento orientado para tarefas e crenças resistentes sobre si mesmo.

Refletir sobre seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos é uma maneira eficaz de aumentar a resiliência às adversidades, já que permite avaliar a abordagem para enfrentá-las e as melhores estratégias para resolver problemas.

Criando uma compreensão mais profunda de si mesmo

Um estudo realizado pela Universidade do estado de Óregon, nos Estados Unidos, foi realizado com adultos entre 56 e 91 anos, com o objetivo de entender como a sabedoria é desenvolvida em momentos de adversidade.

A maioria dos participantes do estudo relatou que as experiências difíceis em que se concentraram afetaram suas crenças fundamentais e compreensão do mundo. Segundo os pesquisadores, as pessoas reagem a eventos difíceis de vida de três maneiras diferentes:

  1. Aceitando o evento;
  2. Identificando um valor ou crença específica;
  3. Refletindo sobre si mesmas e suas crenças básicas.

Do entrevistados, 13 pessoas simplesmente aceitaram o evento, sem questionar o significado de suas vidas. 5 participantes conseguiram esclarecer um valor ou crença específica que antes não havia sido identificada. Para a maioria dos participantes (32), o evento difícil levou a reflexões sobre si mesmos, crenças básicas e compreensão do mundo, desafiando suas perspectivas anteriores.

A pesquisa sugere que a autorreflexão diante de eventos difíceis da vida é capaz de produzir resultados positivos, especialmente quando feita com uma abordagem chamada “What Not Why”. Perguntar “Por que isso aconteceu?” pode não ser efetivo, pois pode resultar em respostas superficiais e emoções negativas, deixando a pessoa presa no passado. Ao invés disso, a abordagem “What Not Why” permite uma avaliação mais ampla e construtiva da situação, sem atribuir culpa externa e promovendo o desenvolvimento pessoal.

A autorreflexão pode ser alcançada ao fazer perguntas de “O quê?”. Questões como “O que está acontecendo?”, “O que estou sentindo?”, “Qual seria uma solução alternativa de ter encarado esta situação?” e “O que posso fazer para que eu não tenha me machucado tanto?” são exemplos disso.

Essas perguntas levam a uma autorreflexão positiva que pode nos ajudar a lidar com a situação e a nos conhecer melhor.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.