Explorando as bandeiras históricas do Brasil: Conheça os símbolos que representaram o país antes da bandeira atual
Você sabia que existiram mais de dez bandeiras oficiais do Brasil? Conheça seis desses símbolos.
A bandeira verde, azul e amarela é o símbolo atualmente associado ao Brasil, mas poucos conhecem as bandeiras que representaram o país ao longo da nossa história. Foram oficialmente 12 mudanças desde a chegada dos portugueses em 1500, sendo 10 delas após a definição do Governo-Geral, em 1548.
Abaixo, iremos explorar 6 dessas bandeiras históricas para que você fique por dentro dessas informações e entenda a importância de cada uma.
-
Bandeira da Ordem Militar de Cristo (1332-1651)
A primeira bandeira histórica do Brasil estava presente nas velas das 12 embarcações que chegaram ao país em 22 de abril de 1500. Essa bandeira exibia a Cruz da Ordem Militar de Cristo, composta por uma cruz grega branca sobreposta por uma cruz vermelha pátea.
Essa ordem financiava viagens para combater os hereges e expandir a influência cristã, e países como Portugal e Espanha eram filiados à ela.
-
Bandeira de D. Pedro II de Portugal (1683-1706)
D. Pedro II governou Portugal como regente e, depois, como imperador definitivo. Durante seu reinado, criou a Bandeira de D. Pedro II, Imperador, a qual apresentava elementos sobre um campo verde. Esse período histórico marcou uma grande expansão territorial para o Brasil.
-
Bandeira do Regime Constitucional (1821-1822)
Logo depois da histórica derrota de Napoleão, os portugueses decidiram permanecer no Brasil por mais alguns tempos. Isso gerou insatisfação e levou à demanda pelo retorno de D. João VI, porém como um monarca constitucionalista.
Nesse período, o Parlamento português criou a Bandeira do Regime Constitucional, que foi a última bandeira de origem portuguesa a ser hasteada no território brasileiro.
-
Bandeira Imperial do Brasil (1822-1889)
Ignorando as ordens portuguesas, D. Pedro I proclamou a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Ele escolheu o verde e o amarelo como cores representativas do país, resultando na criação da Bandeira Imperial do Brasil, a primeira bandeira nacional brasileira.
Essa bandeira era composta por um retângulo verde com um losango amarelo e o Escudo de Armas do Brasil no centro – o que, mais tarde, serviu de referência para a usada atualmente.
-
Bandeira Provisória da República (1889)
Com o fim da Monarquia em 1889, a República foi instaurada no Brasil por meio de um golpe militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. No dia 15 de novembro daquele ano, uma bandeira provisória foi hasteada, substituindo a Bandeira Imperial. Essa bandeira era composta por sete listras verdes e seis amarelas, além de um quadrado azul no canto superior com estrelas prateadas representando os Estados existentes na época.
Essas são apenas algumas das bandeiras históricas do Brasil, cada uma representando um momento importante na trajetória do país. Conhecer esses símbolos nos ajuda a entender melhor a evolução da identidade brasileira ao longo dos séculos.
Comentários estão fechados.