Falso ChatGPT aplica golpes e rouba senhas de redes sociais; não caia no golpe
A criação da OpenAI tornou-se conhecida, e cibercriminosos se aproveitam da situação para aplicar golpes, roubando senhas das redes sociais.
O ChatGPT, inteligência artificial da OpenAI, ganhou visibilidade nos últimos meses de 2022 e tornou-se popularmente conhecido em todo o mundo. Em contrapartida ao sucesso, cibercriminosos fazem uso de uma “fachada” da plataforma para aplicar golpes em contas da rede social. O alerta foi emitido por uma empresa dos Estados Unidos.
ChatGPT não aplica golpes
Um relatório da Kaspersky informou que há um grupo aplicando golpes se passando pela inteligência artificial. O vírus é compartilhado com a capacidade de invadir os parelhos e ter acesso às redes sociais. Para compartilhar a fraude com maior facilidade, os criminosos fazem uso das informações do ChatGPT para enganar as pessoas.
Eles divulgam links se passando pelo ChatGPT para que a pessoa baixe o programa. Quando o usuário clica no link, fazendo download da suposta plataforma, um vírus entra no celular e tem acesso a todas as senhas das redes sociais, como Google, Facebook e TikTok.
Darya Ivanova, especialista em segurança da empresa Kaspersky, afirmou que a popularidade do ChatGPT é uma ótima oportunidade para que os golpistas das redes sociais utilizem técnicas para conquistar a confiança do público-alvo da internet. A especialista também destaca que é preciso avaliar a mensagem caso tenha sido recebida.
O que fazer para não cair nesses golpes?
Para estar atento ao golpe e não cair nas armadilhas, o usuário precisa se atentar e avaliar a procedência daquele link. Não somente esse, mas outros links duvidosos compartilhados que são de procedência duvidosa precisam ser questionados.
Em casos de dúvida, não clique no link e exclua a conversa se for por SMS. Caso seja por alguma rede social, o indicado é não clicar no link, denunciar a conta de onde o link foi compartilhado e depois bloquear a conta criminosa.
O ChatGPT está disponível apenas na ferramenta oficial da inteligência artificial, e os golpes não são aplicados pela empresa.
Comentários estão fechados.