Um vídeo que mostra uma cobra enorme deslizando em direção ao rio em Itapiranga, em Santa Catarina, ganhou muito destaque nas redes sociais. Depois da circulação, muitas pessoas se questionam sobre a existência de sucuris imensas na região. Veja o que se sabe sobre essa cobra gigante e se de fato ela existe nesta parte do país.
Leia mais: Comeria? Carne de cobra pode ser a substituta do frango, segundo estudo
O doutor em biologia, Jacksons Preuss, esclareceu que a cobra que aparece no vídeo não estava na região de Itapiranga, como foi dito na imagem que circulou nas redes sociais. Segundo ele, a sucuri do vídeo não é uma espécie registrada no oeste extremo catarinense.

Cobra gigante
A cobra da cena é mais comum em outras partes do Brasil, como no Mato Grosso e no Norte do país. Por essa razão, ele afirma que o vídeo que mostra a cobra indo em direção ao rio não foi gravado em Santa Catarina.
O biólogo também reforçou que não há registros históricos ou recentes da espécie na área do Rio Uruguai e que, por isso, a história não é como circulou na internet.
O tamanho imponente da sucuri causou muito medo e rendeu vários compartilhamentos do vídeo. Apesar de todo esse tamanho, o biólogo garante que elas não são agressivas com os humanos e não há evidências ou registros de ataques no Brasil.
No geral, é comum que elas prefiram fugir do que atacar, diferentemente do que muitos acreditam. Tanto que no vídeo, nota-se que a pessoa que filma parece estar bem próxima da cobra, que segue seu caminho sem nem se preocupar com a presença do humano.
As orientações do biólogo especialista mostram como é sempre importante ter uma boa checagem daquilo que se vê na internet. Afinal de contas, nem tudo é verdade. Por isso, o mais certo é buscar informações de fontes confiáveis antes de compartilhar notícias assim.
