Fato ou fake: cobra gigante em Santa Catarina realmente existe?

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma cobra gigante, que supostamente teria sido vista em Santa Catarina. Será real?

Um vídeo que mostra uma cobra enorme deslizando em direção ao rio em Itapiranga, em Santa Catarina, ganhou muito destaque nas redes sociais. Depois da circulação, muitas pessoas se questionam sobre a existência de sucuris imensas na região. Veja o que se sabe sobre essa cobra gigante e se de fato ela existe nesta parte do país.

Leia mais: Comeria? Carne de cobra pode ser a substituta do frango, segundo estudo

O doutor em biologia, Jacksons Preuss, esclareceu que a cobra que aparece no vídeo não estava na região de Itapiranga, como foi dito na imagem que circulou nas redes sociais. Segundo ele, a sucuri do vídeo não é uma espécie registrada no oeste extremo catarinense.

Foto: Reprodução

Cobra gigante

A cobra da cena é mais comum em outras partes do Brasil, como no Mato Grosso e no Norte do país. Por essa razão, ele afirma que o vídeo que mostra a cobra indo em direção ao rio não foi gravado em Santa Catarina.

O biólogo também reforçou que não há registros históricos ou recentes da espécie na área do Rio Uruguai e que, por isso, a história não é como circulou na internet.

O tamanho imponente da sucuri causou muito medo e rendeu vários compartilhamentos do vídeo. Apesar de todo esse tamanho, o biólogo garante que elas não são agressivas com os humanos e não há evidências ou registros de ataques no Brasil.

No geral, é comum que elas prefiram fugir do que atacar, diferentemente do que muitos acreditam. Tanto que no vídeo, nota-se que a pessoa que filma parece estar bem próxima da cobra, que segue seu caminho sem nem se preocupar com a presença do humano.

As orientações do biólogo especialista mostram como é sempre importante ter uma boa checagem daquilo que se vê na internet. Afinal de contas, nem tudo é verdade. Por isso, o mais certo é buscar informações de fontes confiáveis antes de compartilhar notícias assim.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.