Fazer refeições no horário certo pode evitar doenças cardiovasculares, diz médica
Ela também indica qual é a hora limite para fazer refeições diárias. Confira!
Segundo a cardiologista Abeer Berry, o horário das nossas refeições pode influenciar, ou não, no surgimento de doenças cardiovasculares a médio e longo prazo.
Em um vídeo postado no TikTok, a especialista explica que fazer refeições mais cedo, evitando comer tarde da noite, pode atrasar e até impedir a ocorrência de males cardíacos como AVC e infarto.
“Faça suas refeições o mais cedo possível e encerre a alimentação mais cedo também para reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames”, disse Berry.
A Dra. Abeer destacou ainda que de todas as mortes causadas por doenças cardiovasculares em 2019, quase metade tinham ligação com a dieta.
“As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo. Somente em 2019, causaram mais de 18 milhões de mortes, sendo quase oito milhões atribuídos à dieta. Portanto, é evidente que a dieta desempenha um papel crucial na progressão e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, alertou.
(Imagem: divulgação)
Por fim, Abeer Berry lembrou de dados de um estudo publicado na revista Nature. Na amostragem, ficou constatado que comer antes das 20h é o ideal para evitar problemas cardiovasculares agudos e crônicos.
Isso porque, comendo até às 20h e indo dormir às 22h, por exemplo, o indivíduo permite que o corpo faça a correta digestão, sem prejuízo ao funcionamento do intestino nem sobrecarga do coração.
Na mesma pesquisa, cientistas da Universidade de Sorbonne, na França, apontaram que tomar café da manhã logo após acordar é outro hábito saudável para o coração.
Nessa pesquisa foram observados os hábitos alimentares de 103 mil voluntários com 42 anos de idade, em média. Destes, aqueles que mantiveram hábitos saudáveis mais equilibrados demonstraram menor predisposição ao desenvolvimento de doenças que afetam o coração e a circulação sanguínea.
Comentários estão fechados.