Fermentação acética

A fermentação acética nada mais é do que a transformação do álcool em ácido acético. O etanol é produzido e só depois a fermentação acética acontece.

A fermentação acética nada mais é do que a transformação do álcool em ácido acético. Normalmente, acontece com associação a fermentação alcoólica: primeiro a fermentação alcoólica ocorre e o etanol é produzido e só depois a fermentação acética acontece.

O segundo processo acontece quando o etanol entra em contato com bactérias do tipo Acetobacter ou Gluconobacterda família Pseudomonaceae.

Acetobacter aceti: uma das bactérias acéticas usada para a fermentação acética
Acetobacter aceti: uma das bactérias acéticas usada para a fermentação acética

Essas bactérias vão fermentar o etanol e produzir moléculas de ácido acético (C2H4O2), nesse processo as bactérias utilizam o oxigênio presente no ar e, por isso, é um tipo de oxidação representada pela seguinte equação:

C2H5OH + O2 → CH3COOH + H2O

Fermentação acética
Equação da fermentação acética

A principal utilização da fermentação acética é para produção de vinagres na indústria alimentícia. O vinho pode ser transformado em vinagre por esse processo.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More