Fermentação

A fermentação é uma forma do organismo obter energia (ATP) sem usar o oxigênio, por meio da oxidação incompleta da glicose.

O que é fermentação? A fermentação é uma forma do organismo obter energia (ATP) sem usar o oxigênio, por meio da oxidação incompleta da glicose.

Apesar da fermentação ter as mesmas etapas da respiração anaeróbia realizada por algumas bactérias, não podemos confundir esses dois processos. A diferença entre eles é que o aceptor final dos elétrons na fermentação não é o oxigênio.

Sendo assim, a fermentação é um mecanismo importante para seres vivos obterem energia em condições anaeróbicas, já que não há o processo de fosforilação oxidativa para manter a produção de ATP.

Glicólise na fermentação

A glicólise é o processo de quebra das moléculas de glicose (C6H12O6) que serão utilizadas na fermentação. Ela se inicia com a quebra de cada molécula de glicose em duas moléculas de piruvato (C3H4O3) usando enzimas.

Essa reação acontece usando moléculas de ATP, átomos de fósforo e a coenzima NAD+ (nicotinamida adenina dinucleotídeo) que será reduzida a NADH através da incorporação do H+ liberado.

A equação geral da glicólise é:

Glicose + 2NAD+ + 2ADP + 2Pi → 2 Piruvato + 2 NADH + 2H+ + 2ATP + 2H2O

Nos processos anaeróbicos, a reoxidação acontece pela transferência de elétrons para receptores provenientes de compostos orgânicos, e esse é o processo chamado fermentação.

Esquema químico da fermentação
Esquema químico da fermentação

Tipos de fermentação

Como o processo da fermentação não usa o oxigênio como receptor final, os depósitos de átomos de hidrogênio acontecem em fragmentos da própria glicose e por isso temos tipos diferentes de fermentação, de acordo com o produto final produzido:

  • Fermentação alcoólica: o processo de fermentação produz álcool, usado para produção de bebidas alcoólicas como a cerveja.
  • Fermentação lática: produz ácido lático, usado na produção de iogurtes e coalhadas.
  • Fermentação acética: promove a oxidação parcial do álcool etílico em acido acético, usado para a produção de vinagres.
  • Fermentação natural: é um processo utilizado na panificação, não é possível controlá-lo de maneira eficaz.

Veja detalhes a respeito dos tipos de fermentação:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More