FGTS: Saiba como funciona e como consultar o saldo
O FGTS funciona como uma poupança de segurança, que pode auxiliar em momentos de crise, como demissões sem justa causa, problemas sérios de saúde e muitos outros.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma poupança de segurança, que pode auxiliar em momentos de crise, como demissões sem justa causa, problemas sérios de saúde e muitos outros.
Para quem já tinha algum valor nesse fundo, foi liberado o saque extraordinário, por meio do qual os trabalhadores podem sacar até R$ 1 mil da conta até o dia 15 de dezembro.
Mas aqueles que ainda não estão familiarizados com as tecnologias implantadas pelo governo, que permitem o acesso mais fácil as informações sobre estes benefícios, podem encontrar alguma dificuldade em saber onde localizar estes valores.
Acontece que os valores do FGTS são liberados automaticamente em uma conta poupança digital, que pode ser acessada com o aplicativo Caixa Tem. Além disso, é possível consultar o saldo e as datas de pagamento do FGTS, que podem ser visualizadas no intervalo de até 6 meses anteriores.
Isso é possível com um acesso rápido ao aplicativo FGTS, que está disponível para Android e iOS. Pelo app o trabalhador consegue atualizar informações, consultar depósitos e encontrar pontos de atendimentos próximos.
Para fazer a consulta, basta baixar o aplicativo, informar o CPF e a senha – se ainda não tiver cadastro, é só criar uma nova senha. Na tela inicial, é só clicar em “Saldo Total do FGTS”, depois em “Acessar meu FGTS” e, logo em seguida, em “Ver extrato”. Feito isso, você pode baixar este extrato clicando em “Gerar extrato PDF”.
Para ter direito ao FGTS é preciso que o trabalhador tenha carteira assinada com contrato CLT, e nesses casos o valor depositado todos os meses é de 8% do salário recebido. Trabalho na modalidade Jovem Aprendiz também tem direito ao FGTS, e o valor depositado é de apenas 2% do salário recebido. Empregados domésticos podem receber o FGTS, desde que estejam inscritos na Previdência Social, obtendo depósito no valor de 11,2% do salário recebido.
Comentários estão fechados.