Fibromialgia – Sintomas, causas, diagnóstico e tratamento da doença
Sente dores em todo o corpo por um longo período de tempo? Entenda quais são os sintomas, causas e como saber se tem fibromialgia
Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.
Além da dor, essa doença também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. A fibromialgia aparece geralmente entre os 30 e 60 anos. Contudo, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
De cada 10 pacientes com essa síndrome, de sete a nove são mulheres. No entanto, ainda não se sabe o motivo disso acontecer, já que parece não ter relação com hormônios, uma vez que a fibromialgia atinge mulheres tanto antes, quanto depois da menopausa.
Causas
A causa específica da fibromialgia ainda é desconhecida, no entanto, sabe-se que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores, e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Além disso, a questão da genética, infecções por vírus e doenças autoimunes, distúrbios do sono, ansiedade e depressão também estão frequentemente associados a esta síndrome.
Sintomas da fibromialgia
Caso tenha alguns dos sintomas a seguir, procure um médico para que ele possa diagnosticar se estão associados à fibromialgia.
- Dor generalizada: a dor associada à fibromialgia é constantemente descrita como uma dor presente em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar;
- Fadiga: pessoas portadoras dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, como por exemplo, a apneia, insônia e síndrome das pernas inquietas;
- Redução na capacidade de se exercitar;
- Palpitações;
- Dormência e formigamento nas mãos e pés;
- Problemas de memória e de concentração;
- Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causas identificadas;
- Dificuldade cognitiva: para pessoas portadoras de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandam esforço mental.
Principais pontos de dor da fibromialgia
As dores relacionadas à fibromialgia têm origem emocional e atingem principalmente o sistema musculoesquelético, e são representados pelos seguintes pontos dolorosos:
- Região da coluna cervical;
- Coluna torácica;
- Cotovelos;
- Nádegas;
- Bacia;
- Joelhos.
Diagnóstico de fibromialgia
O diagnóstico dessa doença é feito por meio da história dos sintomas e do exame físico, ou seja, de forma clínica.
Dessa forma, não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidas, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.
Tratamento de fibromialgia
Ainda não foi desenvolvido um método para curar a fibromialgia, no entanto, o prognóstico da fibromialgia nunca esteve tão bom. Com tratamento adequado é possível ter o controle dos sintomas.
O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando associado medicamentos e cuidados não medicamentosos. Dessa forma, o foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.
Sendo assim, o tratamento pode envolver:
- Fisioterapia;
- Programa de exercícios e preparo físico;
- Métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento;
- Terapia cognitivo comportamental.
Existem outras recomendações que também são importantes, como:
- Seguir uma dieta balanceada;
- Evitar cafeína;
- Manter uma boa rotina de descanso para melhorar a qualidade de sono;
- Acupressão e acupuntura.
Veja também: Sinais Perigosos – 7 Maneiras de o seu corpo mostrar que você está infeliz
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.