Fies divulga quantidade de vagas disponíveis para estudantes
Para se inscrever no Fies é necessário ter participado do Enem, a partir da edição de 2010.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que oferece financiamento estudantil para estudantes de faculdade e pós-graduação que desejam ingressar em instituições de ensino superior privadas. O FIES foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, e é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Após o ENEM, o programa disponibilizou a quantidade de vagas para esse ano.
Entenda mais sobre o Fies e sobre como funciona a disponibilização de vagas
O Fies é destinado a estudantes que não têm condições financeiras de pagar as mensalidades das universidades privadas. Já é possível consultar a oferta de vagas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior!
Na primeira edição deste ano, serão disponibilizadas 67.301 vagas, em 1.389 instituições privadas de ensino superior. As inscrições começarão na próxima terça-feira, 7, e vão até o dia 10 de março.
Já os resultados serão divulgados em 14 de março pelo mesmo portal de acesso para escolha de cursos do estudante.
Para se inscrever no Fies é necessário ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Além disso, é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Vagas para o financiamento
Para consultar as vagas basta acessar o portal Acesso Único, e clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Na plataforma são exibidas as vagas disponíveis por estado, município, curso e instituição de ensino superior.
É importante lembrar que o financiamento é uma dívida a ser paga no futuro e que deve ser levado em conta na decisão de ingressar em uma instituição de ensino superior privado.
O programa do Fies passou por algumas mudanças ao longo dos anos, incluindo mudanças nos requisitos de elegibilidade e nas taxas de juros.
É importante que os estudantes participantes participem do programa fiquem atentos às acomodações e orientações do MEC.
Confira a quantidade de vagas por Unidades de Federação
Comentários estão fechados.