Fim do inverno chega trazendo temperaturas acima de 40ºC em todo país; veja
Os dias estão cada vez mais quentes no Brasil e isso se deve a um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias. Veja a previsão do tempo para os próximos dias e como se proteger do calor.
À medida que o inverno se despede e a primavera se aproxima, uma intensa onda de calor está varrendo o Brasil, trazendo temperaturas escaldantes e quebrando recordes para esta época do ano.
O bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre o país está impedindo a chegada de frentes frias, criando uma sequência prolongada de dias ensolarados. Com isso, as temperaturas poderão chegar aos 45ºC nos próximos dias.
O calor pelas regiões do Brasil
Mapa térmico do Brasil. (Imagem: Metsul/Reprodução)
A influência desse fenômeno meteorológico é mais evidente no Centro-Oeste, onde as máximas podem atingir surpreendentes 43ºC.
As regiões do interior de Santa Catarina, o estado do Paraná e a maior parte do Sudeste também estão experimentando um calor persistente e intenso.
As previsões meteorológicas indicam que o ápice disso ocorrerá no final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, quando cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro podem estabelecer novos recordes de temperatura.
No Centro-Sul do Brasil, o calor extremo é a norma, com máximas frequentemente acima de 40ºC, e a região do Centro-Oeste enfrentando máximas excepcionais de 41ºC e 43ºC.
O interior do estado de São Paulo não está imune a esse calor avassalador, com níveis térmicos na faixa dos 40ºC, especialmente nas áreas oeste, noroeste e norte.
Vai chover?
Enquanto o resto do país luta com o calor implacável, o Rio Grande do Sul está sob alerta para chuvas intensas devido a uma frente fria que se aproxima.
Embora esse fenômeno não consiga romper o bloqueio atmosférico, a umidade direcionada para o estado resultará em áreas de instabilidade com chuvas frequentes, tempestades e abafamento entre as pancadas.
Além disso, no Norte, são esperados acumulados significativos de chuva em algumas áreas, enquanto no Nordeste, a faixa litorânea experimentará pancadas passageiras.
O Centro-Oeste e o Sudeste devem permanecer quentes e secos, enquanto o Sul vai enfrentar chuvas concentradas no centro e leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Cuidados com a saúde
Para o instituto de meteorologia MetSul, tal situação de calor extremo é um risco para a saúde, podendo causar diversos problemas e levar até a morte em caso de exposição prolongada.
Por isso, veja alguns cuidados essenciais nos dias mais quentes do ano:
-
Use protetor solar todos os dias;
-
Beba bastante água;
-
Prefira alimentos leves;
-
Use óculos de sol, chapéus e bonés na rua;
-
Evite se expor ao sol entre as 10h e às 16h;
-
Mantenha sua casa ventilada;
-
Utilize umidificadores de ambiente.
Com esses cuidados simples, é possível garantir que a onda de calor não cause danos ao seu corpo, enquanto esperamos por dias com temperaturas mais amenas!
Comentários estão fechados.