Fim dos vestibulares transforma estudantes em mentores
Após sua aprovação no vestibular, estudantes poderão ensinar a outros alunos o que aprenderam durante o processo.
Tendo em vista que a maioria dos vestibulares acontecem nos últimos meses do ano, os estudantes que se prepararam para o processo acabam por seguir novos caminhos. O trajeto em questão será diferente principalmente para os que foram aprovados nas provas, pois agora eles podem optar por uma nova perspectiva. O conhecimento que foi adquirido durante o processo de estudo poderá transformá-lo em um mentor ou tutor.
Os mentores e tutores são pessoas que podem compartilhar experiências e ajudar outros estudantes a passar pelo mesmo curso, para assim conseguir a tão sonhada vaga no ensino superior. O cidadão pode realizar este trabalho também como voluntário em pré-vestibulares, mas há uma forma de ganhar dinheiro com o que foi vivido.
Programa social e o mentor
O programa social de Salvaguarda, voltado para os alunos de instituições públicas, recebeu 1.500 mentores. Vinícius de Andrade, fundador do projeto social, informou como a ideia surgiu. Ele, formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), disse que tudo começou com uma pesquisa de campo. Os alunos que terminavam o ensino médio disseram-lhe que gostariam de continuar os estudos para ingressar no ensino superior.
“Fui percebendo que o recorte muito relevante que afasta os alunos de escolas públicas do ensino superior e que é pouco falado é a falta de informação. É muito comum o aluno não entender o que é uma universidade pública, não saber que existem auxílios para entrar em uma”, afirmou o criador do projeto ao G1.
Dessa forma, nasceu o trabalho como tutor e mentor.
A ideia inicial levou universitários às escolas para que pudessem compartilhar as suas trajetórias profissionais dentro da universidade. O projeto teve início em 2017, começando por escolas públicas no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto. Três anos após a fundação, em 2020, o programa se espalhou pelo Brasil.
De 30 mil alunos recebidos, mais de 600 aprovações foram feitas por intermédio de três mil voluntários.
A oportunidade como mentor é uma descoberta para essas pessoas e pode até mesmo se tornar um plano de carreira. A experiência de um mentor que pode compartilhar todas as suas dificuldades e estratégias para passar na prova é algo real e uma coisa com a qual os futuros universitários precisam ter contato antes de ir em frente.
Portanto, esse pode ser um novo caminho para os estudantes que conseguiram alcançar o ensino superior.
Há muitos que ainda não sabem como se dá o trajeto até uma instituição acadêmica. Talvez, muitos deles nem sequer saberão. O trabalho de mentoria inclui tanto o aluno que passou no vestibular quanto o aluno que não sabe o que é ou como funciona uma universidade. Esta, até o momento, tem sido apenas uma grande aposta.
Comentários estão fechados.