Fique ligado: o período de inscrições para o Prouni será de 27 a 30 de junho

Para se inscrever no programa, é necessário, além de se atentar ao prazo de inscrição, preencher alguns pré-requisitos estabelecidos.

O Programa Universidade Para Todos (Prouni)  abre seleção para que os candidatos possam se inscrever todos os anos, e, então, conseguir uma vaga na universidade no curso que desejam.

Neste ano de 2023, as inscrições para o Prouni vão ser de 27 a 30 de junho, e é importante se atentar a isso para que você tenha chances de ter acesso a uma bolsa de estudo parcial ou integral em uma faculdade particular.

Se você tem interesse, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e se inscrever no programa. Todos os anos, milhares de alunos se candidatam, escolhendo duas opções de cursos para tentar um deles.

Conheça mais detalhes a seguir sobre como funciona esse programa!

Como fazer a inscrição para o Prouni

Como dissemos, para que você consiga ter acesso ao programa, é necessário cumprir alguns requisitos estabelecidos, como, por exemplo, realizar o Enem no ano anterior (no caso, 2022 ou 2021).

Além disso, o candidato precisa ter tirado uma nota maior ou igual a 450 pontos no Enem, em toda a média das matérias cobradas no exame. A nota na redação não pode ser igual a zero.

Caso haja algum empate entre os candidatos inscritos, o Ministério da Educação tem um critério de desempate, que é utilizar a edição do Enem que o estudante teve nota melhor, e, então, poderá se classificar melhor no processo do Prouni.

Para se inscrever, basta acessar o site oficial do Prouni dentro dos prazos estabelecidos pelo programa.

Para conseguir participar do processo seletivo do Prouni, é necessário se atentar ao prazo de inscrição. Reiterando, neste ano o prazo vai de 27 a 30 de junho.

Os candidatos aprovados podem escolher duas opções de curso, para, só então, esperar sair a classificação, para saber se foi aprovado com bolsa parcial ou integral para fazer a sua tão sonhada graduação.

Mais detalhes sobre a criação e o funcionamento do Prouni

O Prouni foi lançado no ano de 2004 através de um projeto de lei. No ano seguinte, começou a ser colocado em prática, e os alunos poderiam ter mais uma chance de ter acesso às universidades.

O programa funciona de maneira bem simples, na qual o estudante pode concorrer a bolsas de estudos, podendo ser parciais ou integrais, ou seja, você tem um desconto de 50% na mensalidade ou desconto de 100% durante todo o curso de graduação.

Esse programa é válido para instituições privadas de ensino superior e é voltado para os estudantes que não têm diploma de ensino superior, mas que tenham terminado o ensino médio, de preferência em escolas públicas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.