Flor onze-horas: Evite esses erros na hora do cultivo

Apesar de ser de fácil cultivo, a flor onze-horas precisa de cuidados diários para estar sempre bela. Confira dicas neste artigo.

Muito cultivada no Brasil e no mundo, a flor onze-horas se trata, na verdade, de uma suculenta com características muito próprias. Por exemplo, ao contrário das demais plantas desse tipo, a onze-horas possui um ciclo de vida anual, sendo uma das poucas a dar flores o ano inteiro. Quer saber alguns erros no cultivo da flor onze-horas? Então, acompanhe a leitura!

Leia Mais: Brincos-de-Princesa: Aprenda como cultivar as flores que os beija-flores adoram!

Pelo fato de já ser bem conhecida e ter fama de fácil cultivo, a onze-horas por vezes não recebe todos os cuidados que deveria e acaba morrendo. Por isso, separamos alguns erros comuns no cultivo da flor onze-horas, o que evitar e os cuidados que serão necessários para que a suculenta cresça saudável no seu jardim.

Erros na hora do cultivo da flor onze-horas

Excesso de água

Um dos erros mais comuns e prejudiciais para as onze-horas certamente é o excesso de água. Isso porque, como se trata de uma suculenta, a água em excesso lhe faz mal. Portanto, é essencial que o solo possua uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água no recipiente da planta. Dessa, forma você estará evitando que ela desenvolva fungos prejudiciais e causadores de doenças, e também conservando suas raízes.

Falta de água

Por outro lado, existem pessoas que acreditam que, por ser uma suculenta, a onze-horas não precisa de rega alguma. Contudo, não é bem assim. Mesmo que a planta consiga acumular água em seus tecidos, é necessário que haja uma regulagem nas regas. O essencial é observar o solo, e quando ele estiver seco, é hora de fazer a rega novamente. Não deixe sua plantinha por grandes períodos no solo seco sem água.

Ausência de iluminação

Como o nome já sugere, a onze-horas floresce num momento de maior recebimento de luz solar, por volta das onze horas. Sendo assim, elas gostam de temperaturas mais altas e, consequentemente, de luz solar direta. Por esse motivo, é recomendado deixar a suculenta exposta diretamente ao sol por boa parte do dia, evitando sombras.

Espaço Insuficiente

O tamanho máximo que uma onze-horas pode atingir é de até 23 cm de altura. Porém elas possuem raízes que se espalham muito na horizontal. Assim, é importante cultivá-la em vaso com bastante espaço lateral, para que as onze-horas consigam ter plena ramificação. Lembrando também que, quanto menor for o vaso, menor será a proporção de crescimento da sua planta.

Seguindo essas dicas para plantar flor onze-horas, certamente sua planta crescerá bela e saudável. Então salve essa matéria para não perder as informações e compartilhe com os amigos!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More