Veja 6 flores que podem ser comestíveis

Saiba quais flores adicionar à sua receita para fazer pratos mais bonitos e nutritivos.

Quanto mais colorido é um prato, mais bonito e atrativo ele fica, não é mesmo? Dessa forma, muitos gastrônomos têm usado flores para enfeitar seus pratos. Essa prática pode ser bastante interessante e o melhor de tudo, ainda pode ser muito nutritiva. Ficou interessado? Confira a seguir 6 espécies de flores que podem ser comestíveis.

Leia mais: Brincos-De-Princesa: Aprenda Como Cultivar As Flores Que Os Beija-Flores Adoram!

Cuidados necessários para usar as flores comestíveis

Que as flores podem deixar um prato muito mais interessante, já sabemos. Contudo, é preciso estar atento para algumas recomendações antes de usar esse ingrediente na comida. Assim, você pode se prevenir de frustrações futuras e saborear um prato delicioso de forma segura.

Por isso, o primeiro passo é fazer uma boa higiene da flor. Para isso, você pode fazer o mesmo processo de limpeza que usa normalmente para lavar outras plantas e verduras, usando água sanitária, vinagre ou bicarbonato de sódio, como preferir.

Saber identificar a espécie também é muito importante, pois algumas flores podem ser prejudiciais para a saúde. Com isso, você deve sempre estar atento para as recomendações específicas de cada planta para evitar intoxicações. Ademais, dê prioridade para as flores orgânicas. Normalmente as floriculturas trabalham com muitos pesticidas e outros químicos nocivos. Com isso, opte por comprar flores de lojas especializadas.

6 tipos de flores comestíveis

1) Capuchinha

Se você quiser adicionar um sabor mais picante para o seu prato, a Capuchinha é a melhor opção. Além de ser linda, essa flor possui um sabor exótico. Dessa forma, pode ser consumida em diversas saladas e até mesmo em sucos.

2) Cravo

Quem gosta de uma decoração caprichada nos seus pratos certamente conhece essa flor. Além de servir de enfeite para bolos e outros doces, o cravo possui um saber levemente picante que pode deixar seu prato ainda mais saboroso.

3) Amor-perfeito

Essa flor geralmente é usada para adocicar as comidas e bebidas. Como não tem um sabor muito forte, você pode fazer diversas sobremesas e adicionar o amor-perfeito para dar um toque especial.

4) Lavanda

Além de possuir uma característica medicinal forte, a lavanda também pode ser usada em sobremesas. Seu uso fica melhor em comidas mais ácidas.

5) Dentes-de-leão

Bastante usado popularmente para fazer pedidos, o dente-de-leão também é uma opção de flor comestível para decorar bolos e para deixar sucos mais gostosos.

6) Rosa

Uma das flores mais conhecidas, seja na decoração ou para presentear uma pessoa querida, as rosas também tem seu lugar na culinária. Elas servem tanto para deixar um prato mais bonito quanto para dar sabor às receitas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More