Formação das rochas

O modo que as rochas se formam está associado ao seu tipo, que podem ser classificadas como magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.

0

A litosfera é uma camada superior e sólida da Terra, constituída por rochas, que são formadas pela junção de diferentes minerais.

São elas que ordenam a crosta terrestre, a camada externa do planeta, enquanto nas camadas inferiores, com exceção do núcleo interno, as rochas se dispõem na forma líquida, denominada como magna.

No entanto, conforme a natureza dinâmica da superfície, por meio dos processos de erosão, intemperismo, tectonismo, entre outros, as rochas se classificam.

Há três tipos considerados principais: as rochas magmáticas ou ígneas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

Desse modo, explicar a origem delas está associado aos seus tipos. Confira a seguir o processo de formação das rochas.

Formação das rochas magmáticas ou ígneas

As rochas magmáticas, também chamadas de ígneas, são formadas a partir da solidificação do magma.

O processo ocorre no interior da crosta terrestre ou até mesmo quando a lava vai para fora do manto, mediante a erupção vulcânica.

Quando é interno, ele se dá de forma mais devagar e gradual, concebendo as rochas classificadas como intrusivas, como é o caso do granito.

Rochas magmáticas - granito
Rochas magmáticas – granito

Porém, ao se desenvolver por meio de erupções vulcânicas, a solidificação é mais veloz e concebe as rochas classificadas como extrusivas, tais como o basalto.

Rochas magmáticas - basalto
Rochas magmáticas – basalto

Formação das rochas metamórficas

As rochas metamórficas se formam por meio das demais rochas, mas mediante um processo diversificado.

No caso em questão, as rochas magmáticas ou ígneas, as rochas sedimentares ou até mesmo as próprias metamórficas ficam sujeitas a elevados níveis de temperatura e pressão na parte interna da crosta.

PUBLICIDADE

Diante disso, há uma metamorfose, ou seja, as características originais são modificadas, assim como a estrutura química, o que acaba por conceber outra rocha.

O mármore, concebido do calcário, e o gnaisse, fruto do granito, são exemplos de rochas metamórficas.

rochas metamórficas - gnaisse
Rochas metamórficas – gnaisse

Portanto, as rochas não possuem apenas um processo de formação. Elas estão o tempo todo se transformando, mediante o ciclo das rochas.

 

O ciclo das rochas

O intemperismo possui importância essencial no ciclo das rochas, já que ele decompõe as rochas com o auxílio da água, do calor, do vento e até mesmo dos seres vivos.

Há três tipos de intemperismo:

  1. Intemperismo químico: Decomposição das rochas acarretada pela água atrelada às altas temperaturas e ácidos advindos de matéria orgânica.
  2. Intemperismo físico: Quebra das rochas decorrente da oscilação na temperatura, bem como a água congelada em suas frestas e a cristalização de sais, que modificam a sua estrutura química.
  3. Intemperismo biológico: Desagregação das rochas ocasionada pela atuação das bactérias, fungos, plantas e seres humanos.

Formação das rochas sedimentares

As rochas sedimentares se formam a partir das partículas de outras rochas, carregadas pela água, pelo vento ou pela gravidade, que as deixam em regiões mais baixas do relevo.

Os fragmentos são envoltos por outros no processo que possui a duração de milhares de anos, sendo denominado como sedimentação. Diante da pressão das camadas acima, os sedimentos se compactuam e tornam-se conjuntos de rochas.

Em síntese, as rochas sedimentares são estratificadas, o que quer dizer que são formadas em camadas. As camadas e os distintos tipos de sedimentos apontam o período em que foram depositados no local, ao fato que quanto mais superficial mais recente é.

A constituição das rochas sedimentares beneficia a preservação de fósseis que, inclusive, só são encontrados nas rochas sedimentares. Outra riqueza encontrada nas bacias sedimentares é o petróleo, um recurso mineral de extrema relevância para a sociedade.

Alguns exemplos de rochas sedimentares são a ardósia, o arenito, a argila e o calcário.

Rochas sedimentares - arenito
Rochas sedimentares – arenito

Veja também: Plano de Aula sobre Rochas e Minerais

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.