Litosfera

A camada sólida mais externa do planeta geram os terremotos, atividade vulcânica e movimento das placas tectônicas.

0

O que é Litosfera? A litosfera (do grego, lito = pedra; sfera = esfera) é a camada sólida externa da Terra, que a cobre por completo. Ela é fragmentada em grandes placas tectônicas, sobre as quais se localizam os continentes e oceanos.

A litosfera é um dos três principais suportes para a vida, os outros sendo a hidrosfera e atmosfera. Ela é dinâmica e está em transformação constante pela erosão em sua superfície, interação com a astenosfera e com ela mesma (divergência e choque de placas).

A litosfera é formada pelas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Ela é maior nas regiões continentais, onde pode chegar a 100 km de espessura, mas é também menos densa, sendo constituída principalmente por rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (Sial).

Já nas áreas oceânicas é mais tênue, com 5km de profundidade, mas mais espessa pois predominam as rochas basálticas compostas por minerais ricos em silício, manganês e magnésio (Sima).

Abaixo dessa camada, as rochas entram em estado pastoso pelas altas temperaturas (1200 ºC na zona em contato com a litosfera). Essa camada de rochas liquefeitas chama-se astenosfera.

Nela, rochas mais quentes podem subir em direção à superfície por convecção térmica (o mesmo princípio que faz balões de ar quente flutuarem). É esse movimento na astenosfera que move, como esteiras, as placas tectônicas acima.

Em pontos onde correntes do manto fazem placas tectônicas se chocar, emergem cordilheiras de montanhas, terremotos, atividade vulcânica, e uma das placas é subduzida, afundando sob a outra e transformando-se em parte da astenosfera. Em pontos onde divergem, a astenosfera pode emergir nas cordilheiras submarinas, esfriar e tornar-se parte da litosfera.

Em pontos onde a astenosfera faz as placas acima correr em paralelo, “roçando” uma na outra ou correndo juntas, há preservação.

A astenosfera termina a 700 km abaixo da superfície. Nessa profundidade, os cientistas têm de estudá-la por meio da propagação de ondas sísmicas no interior do planeta. Por sua característica elástica, viscosa, as ondas percorrem-nas mais lentamente do que na crosta.

Litosfera ou crosta? Astenosfera ou manto?

Tanto litosfera quanto crosta se referem à camada sólida externa da terra. Essa é uma fonte de confusão comum. As palavras crosta e manto fazem parte do entendimento que divide a terra em crosta, manto e núcleo.

Já o termos litosfera e astenosfera fazem parte de uma conceituação que divide a terra em litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera. Na prática, geólogos frequentemente misturam esses termos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.